Inacom negoceia preços de equilíbrio com operadoras de televisão por assinatura

O Instituto Angolano das Comunicações (Inacom) está a negociar com as operadoras de televisão por assinatura preços de equilíbrio que estejam à altura do bolso dos consumidores e garantam também a sustentabilidade das próprias empresas, informou quinta-feira o seu presidente, Leonel Augusto.

Ao falar à Televisão Pública de Angola (TPA), a propósito do anúncio unilateral da ZAP, segundo o qual vai alterar os preços dos seus serviços a partir do dia 26 deste mês, o presidente do Inacom esclareceu que toda e qualquer alteração do tarifário de preços das comunicações deva obedecer o estritamente previsto na lei das comunicações electrónicas.

Na última segunda-feira, a ZAP anunciou, de forma unilateral, que fará a alteração dos preços dos pacotes Mini, Max, Plus e Premium, a 26 de Fevereiro, decisão já repudiada pelo Inacom, por, alegagadamente, “não ser da sua competência a fixação de preços deste tipo de serviços”.

A ZAP esclareceu, através de um comunicado de imprensa, que, face às mudanças registadas na economia nacional, como a desvalorização do kwanza, poderia alterar os preços dos seus serviços.

Segundo a empresa, essa situação cria grandes dificuldades no pagamento aos seus fornecedores internacionais.

Deste modo, o pacote Mini para 30 dias, que custava dois mil e 200 kwanzas, passará a três mil e 100 kwanzas, enquanto o Max, que custa Akz 4.400, passará a Akz 6.200. O pacote Premium, que até ao momento custa Akz 8.800, passará a 12 mil e 400 kwanzas.

Na entrevista à TPA, o presidente do Inacom acrescentou que as alterações do preço devem obedecer também o regulamento de preços dos serviços das comunicações electrónicas e o regulamento geral das comunicações electrónicas.

Leonel Augusto referiu que o Inacom, enquanto órgão regulador dos serviços de telecomunicações, não está alheio ao contexto macroeconómico e a pressão que exerce sobre as próprias empresas, daí estarem a dialogar com a ZAP, MultiChoice e TV Cabo, para encontrar preços que satisfaçam os clientes e garanta a continuidade das actividades das operadoras.

“Temos estados a trabalhar para encontrar equilíbrio por aquilo que os consumidores podem absorver. Aqui estamos a falar de mais de um milhão e 500 mil de clientes consumidores dos serviços de televisão por assinatura e também encontramos o equilíbrio tendo em conta a sustentabilidade das próprias empresas”, disse.

O Inacom, disse, tem estado a defender que alteração e reajustes dos preços sejam graduais, para permitir que os cidadãos possam absorver o impacto nas suas próprias contas diárias.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies