Parabéns Angola e os angolanos!  

Opinião – Na verdade, não podemos falar dos caminhos da paz, sem olhar na independência, na Guerra Fria (o mundo ainda continua dividido -bipolar), os interesses dos EUA e Russia, sem olhar para várias fases de negociações, desde Acordos de Bicesse, O Protocolo de Lusaka, o GURN, a acordo do Luena, até o acordo definitivo, num dia como hoje, mas em 2002.

Por : Bonifácio António

Lembro que, fomos todos para o Primeiro de Maio, segurar aquela bandeira enorme, com as nossas roupas brancas, simbolizando a paz. Se Notava a alegria no rosto das crianças e jovens do meu tempo. 

Os mais novos que nasceram em 1998 até os anos 2000, certamente precisam ouvir dos mais velhos, Como foi a nossa alegria naquele dia. Precisamos agora preservar. 

A guerra mais terrível é de armas. Agora o desafio é combater a fome, a pobreza, o desemprego, doenças. Para isso, não basta apenas a ciência e a vontade dos políticos. Temos de rezar muito, como no tempo de Guerra. Naquele tempo, me lembro, todos os dias havia a reza de terço nas nossas igrejas, e nunca faltou a oração da paz. A Nossa Senhora da Paz continue a interceder por este povo para que Deus continue a nos abençoar. 

Os ganhos da paz: Quem viu Angola 2002, e quem vê hoje o País, houve muitos avanços. Eu sou optimista. 

Termino, com a saudação franciscana:

PAZ E BEM!!

Bonifácio António é mestre em filósofo, investigador e doutorando em Ciências Políticas, na Universidade Agostinho Neto. A

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies