Angola assume formalmente assento no Conselho de Paz e Segurança da UA 

Notícias de Angola – Angola assumiu formalmente está a quarta-feira, o seu assento no Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) para o biénio 2024-2026.

Segundo o comunicado de imprensa que o Notícias de Angola teve acesso hoje, o acto foi marcado pela colocação de um mastro com a bandeira de Angola à entrada do edifício Julius Nyerere, onde funciona o CPS, na sede da União Africana , em Adis Abeba, algo que que ocorreu também com as bandeiras dos demais países recém-eleitos para aquele órgão decisório permanente para a prevenção, gestão e resolução pacífica de conflitos .

Para tal, a cerimónia simbólica, o Conselho de Paz e Segurança reuniu-se com o Comissário da União Africana para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Bankole Adeoye, para analisar o plano estratégico para o período pós Missão de Transição da União Africana na Somália (ATMIS).

Conforme ainda o informe, no encontro, o embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana e UNECA, Miguel César Domingos Bembe, afirmou que o país reconhece os grandes desafios confrontados pela Somália e apoia fortemente o Plano Estratégico de Transição Pós-ATMIS 2024-2029, ciente de que as ameaças causadas pela organização terrorista Al-Shabaab ultrapassam as suas fronteiras físicas e a região em que está inserida, necessitando, por isso, de uma resposta colectiva.

“Qualquer abordagem da resposta sobre os desafios na Somália deve apostar na criação das capacidades internas para que esteja a altura da apropriação do processo e de defender-se no longo prazo”, sublinhou.

A República da Gâmbia, por intermédio da Embaixadora Jainaba Jagne, preside o Conselho de Paz e Segurança da União Africana neste mês, enquanto Angola deverá assumir a presidência em Julho de 2024, ano em que o órgão comemora o seu vigésimo aniversário.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies