Festival internacional de cinema documental premeia oito filmes

Oito dos 30 filmes exibidos no Festival Internacional de Cinema Documental (Doc Luanda) serão premiados a partir das 18h30 desta quinta-feira, 7 de Abril de 2022, no dia do encerramento do evento, que decorre desde o passado dia 2 no Centro Cultural Português em Luanda (CCP).

Na sessão de Encerramento, serão entregues os prémios aos vencedores da Competição Nacional e da Competição Internacional, bem como e uma apresentação de uma da peça da próxima temporada, da Companhia de Dança Contemporânea de Angola.

Durante seis dias o DOCLUANDA apresentou 30 filmes de produção nacional e internacional, distribuídos por três sessões: Competição Nacional, Competição Internacional e Sessões Não Competitivas.

Na Competição Nacional estiveram em exibição 9 produções de jovens realizadores angolanos. Na Competição Internacional foram apresentados seis (6) filmes de igual número de países, nomeadamente Angola, Portugal, República Democrática do Congo, Itália, África do Sul e Estados Unidos.
Já Nas Sessões Não – Competitivas foram exibidos documentários de Angola, Brasil, Argélia, Guiné – Bissau e Portugal.

Haverá lugar à entrega de prémios, Prémio Competição Nacional, Menção Honrosa e Prémio Competição Internacional.

No DOCLUANDA houve ainda uma Sessão de Homenagem a Gita Cerveira, sonoplasta, que escolheu o filme de Ariel Bigault, Canta Angola, para exibir durante a sessão.

O programa do festival

Na terça-feira, dia 5 de abril, realizou-se uma Mesa Redonda “Cinema em Angola” com a participação de Jorge António, Diretor artístico do DOCLUANDA; Neide Van Dúnem, Atriz e Produtora; Adriano Mixinge, Crítico de Arte; José Luís Mendonça, Escritor e Manuel Gonçalves, Diretor Provincial da Cultura. No dia seguinte realizou-se a Masterclass de Rui Dias “Contar Histórias através da Montagem” e o Concerto da Banda KOSMIK ao fim da tarde.

A acompanhar todo o festival, decorreu a Exposição “Cinema Angolano: gerações da utopia” e a Feira do Livro e do DVD.

O DOCLUANDA foi organizado pelo Camões – Centro Cultural Português, CRIACOM – Comunicação e Imagem, de Henrique Santos e dirigido pelo Cineasta Jorge António, Diretor do projeto artístico e da MUKIXE – Produções de Audiovisuais, estando já em preparação a próxima edição no próximo ano.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies