Movicel perde mais de dois milhões de clientes

Notícias de Angola – A operadora de telefonia móvel (Movicel), perdeu nos últimos cinco anos mais de dois milhões de clientes, por prestar serviços não atractivos aos clientes. 

Por António Culeca

Segundo uma notícia divulgada pelo Jornal Expansão, na edição de 7 de Julho, refere que apesar de ser uma marca de referência do mercado angolano, a Movicel está a “morrer” aos poucos. 

A operadora tem muitos dos seus equipamentos desligados, o que implica graves problemas na cobertura de rede, além de ter perdido quase metade dos trabalhadores, passando de mais de um milhão para cerca de 600 mil. 

Diante desse cenário, o Estado está a negociar com um investidor estrangeiro africano para a venda da parte no capital social da Movicel, com capacidade para “pôr o dinheiro” necessário para salvar a empresa. 

Os salários são pagos com atraso, os colaboradores queixam-se de descontos injustificados e perda de algumas regalias, como por exemplo o seguro de saúde para todos. 

Movicel é uma empresa de telecomunicações angolana, especializada nos serviços de telefonia móvel, sediada na cidade de Luanda. Seu nome oficial é Movicel Telecomunicações SA. 

Originalmente fundada em 2003 como subsidiária da estatal Angola Telecom, tendo começado com a tecnologia Sistema de Telefonia Móvel Avançado (AMPS). 

Em 2021, toda a rede passou em GSM. Em 2010, 80% do capital da empresa foi vendido a várias empresas privadas: Portmil – Investimentos e Telecomunicações, SA, Modus Comunicar SA, Ipangue SA, Lambda Investement e Novatel Wireless.  

Os 20% restantes permanecem nas mãos das estatais Angola Telecom e Empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola (ENCTA).

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