Empresário reconhece aposta do Executivo no desenvolvimento do turismo 

Notícias de Angola – O jovem empresário reconheceu a iniciativa do Executivo em prol do turismo, comaplicação de três mil milhões de dólares norte-americanos (Um dólar equivale a KZ 832,824) ao Plano Nacional de Fomento ao Turismo (PLANATUR).

Considerou que  este passo, constitui um importante marco para o desenvolvimento do turismo a nível nacional.

Em entrevista à ANGOP, o empresário na área do Ecoturismo, Emerson Raposo, reconheceu a vontade política do Executivo em prol da promoção do turismo, face à necessidade de alavancar o sector.

Com esta verba, o Executivo pretende investir, entre 2024 a 2027, na revitalização do sector do turismo, focado a nível de oito províncias com mais potencial nomeadamente, Benguela, Luanda, Cuando Cubango, Cuanza-Norte, Malange, Namibe, Huíla e Zaire.

O plano, a ser aplicado por fases, está ligado a despesas de apoio de desenvolvimento, que cobrirão acções a curto e médio prazos, de capacitação, estruturação, promoção e desenvolvimento da oferta turística.

Essa iniciativa, referiu o jovem empreendedor, coloca o país mais perto da diversificação da economia e promove o crescimento do sector do turismo.

Emerson Raposo ressaltou que este investimento poderá ser aplicado no desenvolvimento de infra-estruturas, formação e capacitação de técnicos e aperfeiçoamento do quadro legal.

A par destas áreas mencionadas, Emerson Raposo referiu ainda a necessidade potenciar os empresários do ramo, com a facilitação de crédito, no sentido de estimular o surgimento de novos investimentos no sector.

Neste sentido, a fonte apontou ainda alguns factores que jogam a desfavor do desenvolvimento do turismo no país, destacando fraca divulgação do potencial angolano no exterior.

Por isso, defendeu que o Ministério do Turismo deve sentar-se com os principais actores do mercado, em busca de visões e soluções dos problemas inerentes ao sector, com objectivo de melhorar a aplicação das verbas disponibilizadas pelo executivo.

O Governo angolano definiu o Turismo como umas das prioridades para a diversificação da economia do país. Neste quadro, aprovou, em 2023, o Plano Nacional de Fomento ao Turismo (PLANATUR), concebido para dar maior valor aos vários locais turísticos já criados em todo o território nacional, como o centro histórico da cidade de Mbanza Kongo, os pólos de Cabinda, de Cabo Ledo, de Okavango e do Namibe.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies