O país cabe aqui.

RETFOP e INEFOP lançam programa de estágios profissionais

Notícias de Angola – A cerimónia pública de lançamento do Programa de Estágios Profissionais e de assinatura de contractos de microcrédito, no âmbito das actividades do RETFOP dirigidas à promoção da empregabilidade e criação de emprego para jovens diplomados do ensino técnico-profissional e dos cursos de formação profissional.

O acto de lançamento, aconteceu no último Julho, num dos auditórios do MAPTSS em Luanda.

Segundo a nota a que o Notícias de Angola teve acesso neste domingo, os estágios profissionais é um programa criado no âmbito de um parceria entre o INEFOP e o Projecto RETFOP – Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional, com financiamento da União Europeia.

O mesmo, visa proporcionar e apoiar um número estimado de 600 estágios profissionais, destinado a diplomados do ensino técnico profissional e da formação profissional, a realizar nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, observando as condições gerais estabelecidas no Regulamento aprovado pelo Decreto Presidencial 300/2020, de 23 de Novembro, e no Regulamento especifico aprovado pelo Instrutivo nº 01/2022 de 5 de Julho de 2022, do INEFOP.

Os Estágios RETFOP são remunerados com uma bolsa de estágio variável em função da qualificação do estagiário e do sector de actividade da empresa onde se realizará o estágio, indexada ao salário mínimo nacional.

As bolsas de estágio são financiadas pelo INEFOP, em 90%, no caso de empresas, ou em 100%, no caso de instituições sem fins lucrativos ou de estagiárias do sexo feminino.

As candidaturas das empresas para apresentação de ofertas de oportunidades de estágio e as candidaturas de jovens ao Programa Estágios estão abertas até ao preenchimento das vagas disponíveis, num período definido pelo INEFOP.

Consta do comunicado, na ocasião procedeu-se à assinatura de Protocolos entre o INEFOP e os representantes de 21 empresas, entre as quais, o Grupo Teixeira Duarte, incluindo as 14 empresas do Grupo, a TECNOVIA, a MULTITEL, a EMBALVIDRO, a PROMETIM e Grupo FACAR, integrando 3 empresas.

Por outro lado, procedeu-se, ainda, a assinatura de contractos de microcrédito, entre a KIXICRÉDITO e 10 jovens empreendedores, para a criação do próprio emprego, no âmbito PAME – Programa de Apoio ao micro empreendedorismo, desenvolvido pelo RETFOP e implementado pelo INEFOP e pela KixiCrédito.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social e contou com a presença e as intervenções da Chefe da Delegação da União Europeia, Embaixadora Jeanette Seppen, do Embaixador de Portugal, Francisco Alegre Duarte e do Embaixador de França, Daniel Vosgien.

No início da cerimónia usaram da palavra o Director-Geral do INEFOP, Manuel Mbangui e o Coordenador-Geral do RETFOP, Alexandre Rosa.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies