O país cabe aqui.

Assinados novos acordos de parcerias para a realização de Cursos de Formação de Professores para o ensino técnico-profissional

Realizou-se, na última semana, nas instalações do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), a Cerimónia de assinatura de acordos de Parceria relativamente para os cursos de Formação Inicial de Professores para o Ensino Técnico-Profissional.


Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo e o Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal em Angola

O acordo abrange várias instituições, nomeadamente, o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Universidade Agostinho Neto, Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda, Universidade José Eduardo dos Santos, Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo  e o Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE).

A cerimónia contou com a presença de representantes das instituições envolvidas no processo de implementação do programa de formação de professores, nomeadamente, o Director do Gabinete de Quadros da Casa Civil do Presidente da República, Edson Barreto, o Secretário de Estado do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Eugénio Silva, o  Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista, o Chefe da Delegação da União Europeia em Angola, Embaixador Tomas Ulicny e do Responsável pela Cooperação Francesa, em representação do Embaixador de França em Angola, Thierry Valentin.

Outorgaram os diferentes Acordos, o Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal em Angola, Ricardo Victória, em representação do Camões, I.P, os Reitores da Universidade Agostinho Neto, Pedro Magalhães, da Universidade José Eduardo dos Santos, Cristóvão Simões, os Directores do ISCED de Luanda, Zavoni Ntondo e do ISCED do Huambo, Mário Rodrigues e o Director-Geral do INAGBE, Milton Chivela.

Alexandre Rosa, Coordenador-Geral do RETFOP, realçoo a importância dos presentes Acordos de Parceria e enalteceu o trabalho desenvolvido por todas as partes que tornaram possível o lançamento deste Programa de Formação de Professores, revelou, ainda, que os encargos a suportar pelo RETFOP para a sua realização.

O Embaixador da União Europeia, Tomas Ulicny, por sua vez, realçou a importância que a União Europeia atribui à cooperação com Angola, em geral, e, de forma muito particular, à cooperação no domínio da educação, reafirmando a determinação da União Europeia no aprofundamento da cooperação com Angola, em linha com as necessidades de desenvolvimento do País.

Já a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, referiu que é importante a realização deste Programa de Formação de Professores e das áreas abrangidas, pelo efeito que terão na melhoria das condições de docência no Ensino Técnico-Profissional e, nesse sentido, na preparação de quadros qualificados ao serviço do esforço de diversificação da economia nacional.

Os Cursos de Formação de Professores para o Ensino Técnico-profissional enquadram-se nas actividades do Projecto RETFOP – Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e de Formação Profissional de Angola –, desenvolvido com o financiamento da União Europeia, que prevê formar mais de 400 professores em 11 cursos, sendo 8 realizados na Faculdade de Engenharia da UAN e 3 na Faculdade de Ciencias Agrárias da UJES, no Huambo.

RETFOP

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies