ONU enaltece figura de Mandela 

Notícias de Angola – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, enalteceu segunda-feira, a figura de Nelson Mandela como um “colosso de coragem e convicção, um líder de grandes feitos e de uma humanidade extraordinária”. 

Por: Mateus Sorte

Por ocasião do Dia Internacional de Nelson Mandela, que se assinala hoje, desde 2010, o responsável realçou que ao se comemorar a vida e o legado de “Madiba”, “ deixemo-nos inspirar pelo seu espírito de humanidade, de dignidade e de justiça”.

 “Um gigante do nosso tempo”, considera o secretário-geral da ONU e afirma que o legado do ex-presidente da África do Sul, será “melhor” honrado com acções para afastar o racismo, discriminação e o ódio. 

Num vídeo das Nações Unidas, o líder mundial apontou ainda o agir em prol da igualdade, dos direitos humanos e da justiça como caminhos à honra da memória de Nelson Mandela. 

Considerando a crise climática destruidora da vida daqueles que menos fizeram para a provocar, António Guterres considera o sistema financeiro internacional “injusto e desactualizado” por “não cumprir a sua função enquanto rede de segurança global”. 

Apelou o apoio às mulheres, aos jovens e aos agentes de mudanças de todo o mundo com vista à construção de um “mundo melhor”. 

O Dia Internacional de Nelson Mandela foi instituído pela ONU em Novembro de 2009, em homenagem ao legado de Mandela, defensor dos direitos humanos e consagrado pela luta da garantia da justiça, igualdade social, política e económica das pessoas negras. 

O consenso de 192 países membros da ONU levou à aprovação da Resolução A/RES/64/13, que tornou possível o reconhecimento da efeméride, que só em 2010 viria a ser celebrada pela primeira vez.

Desde então, o dia Internacional de Nelson Mandela é celebrado anualmente em todo mundo à 18 de Julho, uma homenagem a um dos mais notáveis filhos de África e impulsionador da democracia e de relações inter-raciais equilibradas.   

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918, em Mvezo, África do Sul, e faleceu a 5 de Dezembro de 2013, em Johannesburgo, aos 95 anos.

Foi advogado, activista e o primeiro negro a chegar à presidência sul-africana por via de eleições expressas e claramente democráticas após 26 anos preso. Antes disso, chegou a ser condenado, em 1964, à prisão perpétua. 

Em 1990, depois de uma grande pressão internacional, Nelson Mandela viria a ser libertado a 11 de Fevereiro de 1990, por orientação de Frederik de Klerk, na altura, Presidente da África do Sul. 

Recebeu o Prémio Nobel da Paz, em Dezembro de 1993. Na base disso, esteve a luta empreendida contra o regime de segregação racial (apartheid) e uma busca pelos direitos civis e humanos. 

Após longas negociações, Mandela inaugurou a realização de eleições multirraciais, em abril de 1994. O seu partido venceu. Mandela era eleito Presidente da África do Sul e finalmente, com maioria parlamentar, acaba com o longo período de opressão com a aprovação de importantes leis anti-racismo. 

Mandela governou até 1999. Sete anos depois, em 2006, é premiado pela Amnistia Internacional. Estes e outros feitos valeram-lhe, entre outras distinções.

Dedicou-se durante 67 anos à luta pela paz e pelos direitos humanos. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies