O país cabe aqui.

Dia Mundial de Combate à Malária

Redacção NA

Assinala-se neste domingo (24), o Dia Mundial de Combate à Malária, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007, com o propósito de reconhecer o esforço global para o controlo efectivo da malária.

A data representa uma oportunidade para reiterar o apelo aos Estados sobre a necessidade de uma acção urgente para que a resposta global à malária seja retomada, principalmente nos países mais afectados pela doença e onde é necessário manter o seu combate no topo da agenda política e mobilizar recursos para capacitar as comunidades de modo a serem capazes de assumir a sua prevenção e tratamento.

Dados da OMS indicam que quase 85% das mortes globais por malária em 2018 concentraram-se em 20 países na Região Africana e na Índia. A Nigéria foi responsável por quase com 24 por cento de todas as mortes globais por malária, seguida pela República Democrática do Congo, com 11 por cento, a República Unida da Tanzânia, com 5 por cento, e Angola, com 4 por cento, tal como Moçambique e Níger.

Em 2019, a malária matou 409 mil pessoas, das quais 384 mil apenas em África, de acordo com a OMS. O relatório realça o retrocesso da incidência da malária no mundo nos últimos 20 anos, especialmente em África, mas assinala que o progresso alcançado refreou nos últimos cinco anos. Espera-se que este cenário pessimista persista, de forma acentuada, em 2020.

Segundo o Relatório Anual do Programa Global Contra a Malária da OMS, divulgado em 2020, poderá haver entre 19 mil e 100 mil mortes adicionais causadas pela malária. Isto se deve ao facto de a pandemia da Covid-19 ter interrompido entre 10 por cento e 50 por cento dos tratamentos daquela doença, cujos sintomas costumam a passar por calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios, entre outros

De acordo com a OMS em 20 anos conseguiu-se passar de 24,7 para 10,1 mortes por 100 mil habitantes, um decréscimo de 60 por cento, mas nos últimos cinco anos a taxa conteve-se nos 15 por cento, como resultado de medidas de prevenção. Ao longo de 20 anos foram distribuídos mais de 2,5 mil milhões de mosquiteiros e 21 milhões de crianças receberam ajuda para prevenir a doença.

Matshidiso Moeti, Directora regional da OMS para África alerta, contudo, que se o rumo actual for mantido, “falharemos os objectivos globais para 2030”. A OMS alerta para o insuficiente financiamento dos programas de luta contra a malária, um problema anterior à pandemia da Covid-19.

A malária continua a ser a doença que mais mortes causa em Angola. Para tal, o Ministério da Saúde desenvolveu um programa multissectorial para o controlo da malária com vários eixos de intervenção, que incluem a vigilância epidemiológica, controlo vectorial laboratorial e ambiental, entre outros.

Quando à infecção por Plasmodium falciparum, há a possiblidade de se desenvolver malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos de morte, o que pode ser evitado com o uso de mosquiteiros impregnados, inseticidas e repelentes. A malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo microrganismo Plasmodium.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies