O país cabe aqui.

Celebra-se hoje o dia Mundial da Criatividade e da Inovação

Redacção NA

Assinala-se hoje, quarta-feira (21), o dia Mundial da Criatividade e da Inovação, efeméride instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 71/284 de 27 de Abril de 2017) como forma de elevar o espírito inovador e exaltar o pensamento criativo multidisciplinar, tanto a nível individual como colectivo, que visa dar solução a problemas globais, reais e concretos e aos que dizem respeito às metas de desenvolvimento sustentável.

Dados da ONU apontam que as indústrias culturais e criativas no mundo inteiro produzem mais de dois mil milhões de dólares e que pelo menos 29,5 milhões de empregos são absorvidos por esses sectores, numa altura em que o Índice Global de Inovação (IGI) continua a conservar o “top 10” para Suíça, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda, Singapura, Coreia do Sul, Finlândia e Dinamarca.

A ONU reconhece o papel da inovação no aproveitamento do potencial económico de cada nação. Neste sentido, a UNESCO lembra que a cultura e o desenvolvimento sustentável devem fazer parte de uma estratégia de crescimento económico que privilegie a implementação, em todos os países do mundo, das indústrias culturais e criativas sem descurar a inclusão de jovens em programas consolidados de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Em Angola, o Executivo tem estado atento à criatividade e inovação, dando espaço a uma secretaria de Estado das Indústrias Culturais e Criativas por considerar o universo cultural prioridade, nestes tempos em que emerge a chamada “economia laranja” e numa altura em que a visão do Governo é tornar a criatividade e inovação um dos segmentos para a diversificação da economia.

No campo da criatividade e inovação, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, tem encorajado de modo reiterado, em conferências, palestras e em audiências, a juventude a optar pelo caminho da ciência e tecnologia face aos desafios da Quarta Revolução Industrial,  a qual, no seu entender, nenhum país devia estar à margem.

Recentemente, fruto de uma parceria entre os Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República e a multinacional chinesa Huawei, três adolescentes aspirantes a programadores e jovens universitários de Benguela, beneficiaram de computadores portáteis de última geração para optimizarem as suas tarefas.

Como sinal de encorajamento à inovação, é frequente Bornito de Sousa receber jovens dados às tecnologias e criatividade. No ano passado, recebeu em audiência dois jovens angolanos da Startup QBinary, criadora do Sistema de Automação do Processo Escolar (SAPE), software que ajuda os gestores escolares, professores, funcionários e até alunos a automatizarem diversas tarefas ligadas à actividade de ensino aprendizagem.  

Parte considerável dos seus discursos em meios académicos ou juvenis, Bornito de Sousa tem destacado o valor da educação e das tecnologias no mundo de hoje.  O Vice-Presidente da República defende um perfil formativo que atenda às necessidades futuras decorrentes da evolução tecnológica.

No último ano, ao discursar no acto de proclamação da Academia Angolana de Ciências, o Vice-Presidente da República defendeu o investimento contínuo em programas de desenvolvimento de talentos e modelos de aprendizagem que estimulem a competência e o senso crítico, tendo considerado urgente a implementação no país de um modelo de ensino que privilegie a Ciência, Tecnologias, Engenharias, Matemática, Ciências Médicas, Inglês, Artes e Ciências Agrárias.

Na ocasião lembrou: “É urgente formar o professor e a escola onde iremos formar as crianças de hoje que vão construir a Angola de 2050 e da 4ª Revolução Industrial, a partir da realidade actual do país”.

O também denominado “World Creativity Day” , celebrado pela primeira vez em 2002, é uma iniciativa que destaca o valor da inovação e da criatividade como factor crucial para desenvolver os mais diversos sectores da vida e, por extensão, o crescimento económico, o que abre caminho para a criação de emprego e a ampliação de oportunidades para todos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies