OGE 2020 aprovado na Assembleia Nacional

Por: Ivanine Silva

Foi aprovado hoje (quinta-feira), o Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2020, na segunda Reunião Plenária Extraordinária da 3ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional.

Na sessão que teve como ponto único, a aprovação global do OGE 2020, foram registado 132 votos a favor, 50 contra e duas abstenções, em reunião plenária extraordinária do parlamento angolano, dando como aprovado o documento

Assembleia Nacional

O total do Orçamento Geral de Estado para 2020, é de 15.875.610.485.070,00 de kwanzas (quinze biliões, oitocentos e setenta e cinco mil milhões e seiscentos e dez milhões, quatrocentos e oitenta e cinco mil e setenta kwanzas), foi elaborado tendo como base, o preço médio do barril de petróleo bruto de 55 dólares, uma taxa de inflação de 24 por cento e um crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,8 por cento.

Na distribuição das receitas, destacam-se, o sector social que deverá absorver 40,7 por cento da despesa fiscal, o sector económico que vai absorver 11 por cento da despesa fiscais, o sector da Defesa, Segurança e Ordem Interna regista um crescimento de 21,2 por cento e os serviços gerais representam 29 por cento da despesa fiscal.

Apontada como a fase mais delicada deste processo, a execução do documento, deverá começar em Janeiro de 2020, já que a existe maior controle, maior rigor e transparência na gestão dos fundos públicos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies