O país cabe aqui.

Conheça o profissional por detrás do personagem “Robusto” da série “Makongo”

Por: Celaide Faustino

Iniciou a sua carreira como actor tendo já participado em vários trabalhos no que ao Teatro, Cinema e TV diz respeito. Actualmente está mais dedicado à realização e dirige a Produtora PROCINEA Cinema e Audivisual. Dorivaldo Fernandes foi um dos protagonistas da série angolana Makongo que está a ser exibida pela TV Zimbo e conta-nos como foi participar deste trabalho onde além de representar desempenhou outros papeis.

NA: Como foi fazer parte do elenco da série Makongo?

DF: Foi uma experiência agradável e especial, porque Makongo é dos poucos trabalhos de ficção nacional com originalidade. A história é muito nossa, retrata a nossa realidade e o mais interessante nisso, é que foi feita por jovens que boa parte estava diante da sua primeira experiência à frente das câmeras e num trabalho de longa duração.

NA: Além de actor foi um dos realizadores da série. Como foi fazer esse duplo papel?

DF: Foi desafiante ter que exercer pelo menos 3 funções dentro do projecto. Além de actuação, tinha que supervisionar os roteiros e realizar porque foi para esse objectivo que o realizador principal chamou-me para o projecto. Por vezes virava a noite apoiando a escrita e sem dormir pela manhã tinha que ir ao set de filmagens. Quase não sobrava tempo para trabalhar na personagem, mas a experiência que tenho com esse tipo de trabalho ajudou bastante. Outras vezes tinha que orientar o colega de cena durante o momento em que estávamos os dois em cena.

NA: Naquela altura estava mais virado para a representação ou para a realização?
DF: Para as duas, era difícil não ter que prestar atenção nas duas porque as duas precisavam de mim, apesar de não ter sido fácil.

NA: Entre representar e realizar o que mais gostas? Porquê?

DF: São duas paixões que consigo dizer se gosto mais de uma ou de outra. As duas me realizam, sinto-me bem quando estou a executar cada uma delas.

NA: A série foi exibida pela primeira vez em 2016 no Canal Jango Magic da DSTV e quatro anos depois volta a ser exibida pela TV Zimbo.

Qual é o sentimento em voltar a rever a série?

DF: De muita satisfação, pois apesar de já ter sido emitida, continua a prender a atenção das pessoas. Makongo tem sido um sucesso a nível nacional porque está sendo exibida pela primeira vez por um canal de TV nacional, o que permite aos angolanos ver mais um produto nacional. Isso tem sido muito bom.

NA: O que o personagem Robusto tem em comum com o Dorivaldo Fernandes?

DF: Há muitas semelhanças, desde a simplicidade do mesmo até a sua história dentro da trama. Ele vive situações que também vivi e isso fez com que não fizesse muito esforço para dar vida às situações. Outra característica que temos em comum é o humor. Eu também sou uma pessoa bem humorada gosto de estar entre colegas e brincar com os mesmos. Muitas das falas engraçadas do Robusto não estavam no roteiro. Fazia a proposta ao realizador e ele aceitava na boa sem distorcer a ideia inicial, claro.

NA: A série está a ter a mesma recepção que teve em 2016?

DF: Muito mais que em 2016, penso que pelo facto de estar a passar num canal nacional, e numa fase em que as pessoas estão mais tempo em casa. Hoje as pessoas têm Makongo na sua agenda de final de semana e isso é muito bom para a ficção nacional.

NA: O que os telespectadores podem colher desta Série?
DF: Muitas mensagens. Makongo fala de infidelidade, amor, ganância, drogas, entre outros temas que nos remetem a reflexão. Hoje as pessoas estão a optar pelo materialismo, esquecendo-se de valorizar o mais importante, o amor ao próximo. Pais que estão cada vez mais distantes dos filhos porque estão a trabalhar sem perceber os desvios que os filhos vão tendo, entre outras mensagens não menos importantes.

Biografia:

Dorivaldo Fernandes Domingos, artisticamente conhecido por Dorivaldo Côrtez, nascido aos 28 de Julho de 1982, na província de Luanda. Estudante do Curso Superior de Cinema e TV pela Universidade Metropolitana de Angola.
Actualmente exerce as funções de Director-geral da Produtora PROCINEA CINEMA E AUDIOVISUAL, Realizador, Produtor e Editor de imagens para Televisão e Cinema.

Iniciou a sua carreira no mundo das artes em 2001 no grupo de Teatro Banda Mulundu, no distrito do Rangel, em Luanda. Em 2004 muda-se para o grupo Henrique Artes e em 2005, desafia as suas capacidades ao representar a peça Renúncia, um monólogo que faz uma crítica social, sobre a visão do homem sobre o mundo.

Finais de 2005 escreve o seu primeiro roteiro para o cinema (A Zungueira), uma curta protagonizada por Albertina Capitango. Em 2006, vence o festival de cinema Vídeo Amador com o mesmo filme. Ainda em 2006 A convite de Paulo Ramirez entra para a Walmirez Audiovisuais como Assistente de Realização e no mesmo ano passa a Realizador.

Em 2009 cria a Produtora de Cinema e Audiovisual PROCINEA e passa a produzir seus conteúdos.

Uma carreira de 14 anos, tendo já produzido e realizado 7 filmes longas, cerca de 200 curtas entre Estorietas e Simulações, diversas campanhas publicitárias e de sensibilização social, campanhas eleitorais, entre outros trabalhos.

Para além de trabalhar por trás das câmaras como realizador e produtor, Dorivaldo Côrtez também empresta seu corpo à diversas personagens em TV e CINEMA, tendo já actuado em várias Estorietas do programa Stop Sida, na Mini Série Makongo, no filme a Crença entre outros trabalhos.

Premiações:

2006 – Vencedor do Festival de Cinema Vídeo amador organizado pela Carel Filmes com o Filme A ZUNGUEIRA.

2012 – Prémio FIC Luanda – Festival de Cinema de Luanda organizado pelo IACAM – Instituto Angolano de Cinema, com o Filme A CRENÇA.

2018 – Distinção Melhor contribuição para o cinema Nacional pela Clé Intertainment no Moda Luanda com o Filme FALSO PERFIL.

2019 – Prêmio Nacional de Cultura e Artes na categoria CINEMA E AUDIOVISUAL com o filme FALSO PERFIL.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies