O país cabe aqui.

“Em Angola ainda não se vive da literatura”

O autor do “O Caso angolano Legislação Governamental”, José Umba

 Afirmou, em entrevista ao NN, que em Angola não se vive da literatura, sendo que alguns ecritores escrevem por paixão, amor e vontade.

O também professor de Ciências Politicas e Direito Constitucional, no ensino superior, fala das razões porque escreveu o livro e porque devem as pessoas lê-lo. Eis a conversa:

 NN- Em pouca plavras, quem é José Umba?

 JU: Sou angolano, licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto

Mestre em Ciências Jurídicas pela mesma Universidade, casado e tenho 56 anos de idade

NN- O que retrata o livro?

JU: O livro tem como O Caso Angolano Legislação Governamental, sobre o decreto legislativo presidencial provisório e sua conversão em lei, o mesmo faz uma abordagem que está inserida na constituição e nas competências legislativas do presidente da república, onde com essas funções deve praticar estes actos normativos. E um destes actos normativo é o decreto presidencial provisório que o presidente edita. A mesma tem um prazo de vigência dentro de 60 dias, senão convertida dentro deste prazo em lei perde a sua eficácia.

NN- E…

JU: Trata-se da minha primeira obra. Resultado da minha tese de mestrado, que foi um tema muito interessante, daí a vontade de o converter em um livro para os outros professores, estudantes e não só, terem conhecimento sobre o assunto em abordagem.

NN-  Quantas paginas tem o livro e quanto custará?

 

 

JU: O livro tem aproximadamente 300 páginas. Em relação ao preço, está em análise devido aos custos e algumas necessidades dos estudantes, estamos a pensar em vender  5.000.00 kwanzas, para que os estudantes e não só possam adquiri-lo.

NNCom que editora trabalhou?

JU: O nome da editora é C5LIVROS, Brasileira.

NN – A que grupo alvo o livro é dirigido?

JU: O meu público-alvo abrange a todos, desde os estudantes, deputados, professores, principalmente aqueles que estão a seguir o curso de Direito e ciência Jurídica e até mesmo as outras entidades superiores.

 NN – Onde será vendido o livro?

JU: O livro será vendido na rádio Escola e no Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola, em data a anunciar.

NN – As pessoas que não tiverem possibilidade de comprar o livro no dia da venda, onde poderão encontrar?

JU: Foram apenas tiradas 300 exemplares, o que quer dizer que o livro só será vendido no dia do seu lançamento. As pessoas que não conseguirem adquirir perderão esta oportunidade de o comprar, porque já foram tirados 60 livros para a Assembleia Nacional, restando apenas poucos para ser vendido.

NN– Que contributo trará este livro para a sociedade Angolana?

JU: Este livro trará um contributo satisfatório, porque visa proporcionar conhecimentos exactos sobre a prática deste acto que é o decreto legislativo presidencial, devido a sua doutrina interna.

NN – Sente -se satisfeito com a literatura do  Direito?

JU: Sim, sinto-me satisfeito, porque já temos tutores, Phd, licenciados e também através de algumas instituições que já têm produções de pesquisas cientificas. Uma destas Instituições é a Universidade Católica que têm um produto que se coloca ao Público, tirada da nossa sociedade angolana para o desenvolvimento do nosso país.

NN – Achas que em Angola já se vive da literatura?

JU: Não. Em Angola ainda não se vive da literatura, alguns escritores escrevem por paixão, amor e vontade. Acredito que ainda falta muito para que isso aconteça, mas o caminho é por aí.

NN – Que conselho deixa  aos jovens angolanos e em particular os estudantes?

JU: Ler, ler e ler muito e escrever, porque a leitura ajuda a melhorar o nosso conhecimento, e quem lê, é sempre uma outra pessoa.

 

Texto e imagens: Pascoalina Adriano

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies