O país cabe aqui.

Você sabe como é feita a muqueca na Bahia?  

Por: Alessandro Granda – Correspondente no Brasil

Notícias de Angola – Berço da cultura afro-brasileira, a cidade de Salvador, na Bahia conta com uma rica e deliciosa gastronomia com influências de Angola, na África.

Mas, quando você pensa em comida baiana, qual a primeira iguaria que passa na sua cabeça? Certamente a tradicional muqueca.

E já virou tradição na Bahia, toda sexta-feira é dia de comida baiana e quem nunca provou uma  moqueca de frutos-do-mar, usando o azeite de dendê e o leite de coco não sabe o que está perdendo.

Esse manjar dos deuses é o resultado de diversas culturas. Inicialmente trazida pelos portugueses e apenas feita com peixes, depois teve grande influência dos africanos, trazidos como escravos ao Brasil, que incluíram outros ingredientes, como o azeite de dendê e o leite de coco.  

Já os índios que aqui habitavam deram sua contribuição culinária ao acrescentar a farinha de mandioca, torrada com azeite de dendê, ou na forma do pirão levemente cozido.

Na boa terra, como é conhecida Salvador, você pode se deliciar com a tradicional muqueca com peixe, mariscos, ou algumas variações com galinha,  crustáceos, ou até mesmo a popular muqueca de ovo de dar água na boca.

Mas se tem uma coisa que você não deve fazer em Salvador é comparar a tradicional muqueca baiana com a versão capixaba (Espírito Santo) que não leva azeite de dendê e leite de coco – ingredientes de influência africana sobre a culinária baiana.

E aí ficou curioso? Já experimentou essa delícia da culinária baiana?

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies