O país cabe aqui.

Violência contra a mulher é tema do “Profissão Repórter” desta terça-feira

Por: Redacção

Durante o isolamento social imposto pela pandemia do covid-19, o Brasil viu crescer os números de casos de violência contra a mulher, o que não é uma excepção em vários países.

O programa Profissão Repórter desta terça-feira, Caco Barcellos e a sua equipa acompanham vítimas que procuraram as autoridades para denunciar os seus companheiros.

Na cidade de (São Paulo Brasil), o repórter Guilherme Belarmino conhece o projecto “Tempo de Despertar” do Ministério Público, que trabalha para reduzir a reincidência nesse tipo de crime. A iniciativa reúne, em grupos reflexivos e palestras, homens que respondem por agressão para questionar os seus padrões violentos e o seu machismo.

Segundo uma das promotoras responsáveis, os índices de reincidência do crime de violência doméstica diminuem de 65% para 2% quando os homens aceitam participar deste tipo de acção.

Já a repórter Augusta Lunardi acompanha o trabalho da ONG MulheReviva – Bem Querer, na Zona Leste de São Paulo, que há 12 anos atende vítimas de violência contra a mulher. Além de assessoria jurídica, social e psicológica, as vítimas passam por sessões de acupuntura e terapia holística.

O objectivo é fortalecê-las para que possam romper o ciclo de violência física, psicológica, patrimonial ou sexual. Até o começo de 2020, a ONG atendia cerca de 150 vítimas por mês, mas a média aumentou para 500 casos mensais com a chegada da pandemia.

O programa desta semana apresenta ainda um estudo realizado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que ouviu 822 mães de todas as regiões do Brasil.

Dados revelam que 83% das entrevistadas sentiram uma sobrecarga em dividir as atenções do trabalho de casa com os cuidados com os filhos. Além disso, a pesquisa revela que mais de 50% das mulheres apresentam algum sintoma de ansiedade ou depressão durante a pandemia.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies