O país cabe aqui.

Nigéria anuncia fim dos subsídios dos combustíveis para aliviar as finanças do governo 

Por: BBC

Notícias de Angola – No seu primeiro discurso como presidente da Nigéria, Bola Tinubu declarou nesta terça-feira, o fim do subsídio de décadas aos produtos petrolíferos no país. 

A medida visa aliviar a pressão sobre as finanças públicas e dar um novo rumo aos fundos para infra-estruturas públicas e melhorar a vida do povo nigeriano. Ainda não existe um dia estipulado para o cumprimento da medida, mas espera-se que a eliminação do subsídio conduza a um aumento dos preços da gasolina e possa ter um efeito em cascata noutros preços.

A informação foi anunciada na sequência de notícias postas a circular na imprensa angolana que dão conta que o governo de Angola gastou 3,5 mil milhões de euros em subsídios aos combustíveis em 2022, 60% acima do ano anterior, segundo o relatório anual do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

As administrações nigerianas anteriores tentaram, mas não conseguiram, acabar com o subsídio que foi inicialmente introduzido na década de 1970. Apesar da riqueza petrolífera da Nigéria, a limitada capacidade de refinação do país requer a importação de produtos petrolíferos, que são depois vendidos a um preço regulado pelo governo. No entanto, o subsídio aos combustíveis revelou-se um sorvedo significativo para as finanças públicas. Só no ano passado, consumiu impressionantes 4,3 trilhões de naira (US$ 9,3 bilhões; £ 7,5 bilhões), e um orçamento de 3,36 trilhões de naira foi alocado para o primeiro semestre deste ano. 

O Presidente Tinubu enfatizou que o subsídio não pode mais ser justificado à luz dos desafios econômicos e de segurança da Nigéria. O país enfrenta taxas de inflação crescentes, altas taxas de desemprego que afectam um em cada três indivíduos e uma redução da produção em sua vital indústria petrolífera. Reconhecendo estas questões prementes, a nova administração planeia divulgar o seu roteiro económico nas próximas semanas. O Presidente Tinubu também destacou a necessidade de abordar as elevadas taxas de juro, que representam um obstáculo adicional à recuperação económica da Nigéria.

Em Angola Comparando com os países vizinhos os combustíveis são, em média, 70% mais baratos se tivermos como referência o preço por litro em Janeiro deste ano. Neste período, enquanto o litro de gasóleo se vendia a 1,015 USD, na Namíbia custava 1,209 USD, na República Democrática do Congo (RDC), 1,404 USD e na Zâmbia, 1,43 USD.

Ao chamar a atenção para a decisão da Nigéria, é importante notar que Angola não fez nenhum anúncio recente sobre o fim dos subsídios aos combustíveis. 

O Presidente Tinubu assume a presidência após a conclusão dos dois mandatos de Muhammadu Buhari. Ele herda a responsabilidade de navegar na Nigéria através de um cenário económico desafiador. Embora a decisão de eliminar o subsídio ao combustível possa resultar em ajustes de curto prazo, o governo acredita que redireccionar os fundos alocados anteriormente acabará por produzir benefícios a longo prazo, alimentando projectos de infra-estrutura vitais e melhorando o bem-estar do povo nigeriano.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies