Misto do Huambo e 3 de Dezembro disputam Final da Super Taça de Futebol para Amputados 

Notícias de Angola – O Misto do Huambo e o 3 de Dezembro, vão disputar no próximo dia 2 de Junho, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, às 14horas, a final da Super Taça Fundação BAI de Futebol para Amputados.

O torneio é realizado pelo Comité Paralímpico Angolano e conta com o apoio da Fundação BAI.

Segundo o comunicado de imprensa que o Notícias de Angola teve acesso hoje, afiguram-se entre os objectivos da parceria constam a promoção e a inclusão social das pessoas com deficiência através do desporto, bem como envolver a sociedade em geral sobre a dimensão dos direitos das pessoas com deficiência. 

Conforme ainda o documento,  acção pretende mostrar à sociedade os efeitos positivos de uma organização que, quando apoiada por instituições nacionais, gera felicidade e contribui para a integração social.

Para tal, Pedro Berardinelli, fez saber segundo o informe que o desporto desempenha um papel fundamental na inclusão das comunidades, proporcionando oportunidades, desafios e novas relações. 

“O espírito competitivo, a igualdade e respeito são valores que prevalecem independentemente da raça, cor, das limitações físicas ou cognitivas de cada um”, lê-se em nota. 

Desde 2022 que a Fundação BAI apoia o Comité Paralímpico Angolano, a primeira edição da Super Taça Fundação BAI, teve início em Junho de 2022, na cidade do Cuíto, província do Bié, disputado pelas duas melhores equipas.

Sendo assim, a Supertaça passa a ser agora anual e antecede sempre a realização do Campeonato Nacional.

O futebol para amputados é uma adaptação do futebol convencional que foi desenvolvido na década de 80, nos Estados Unidos de América, permitindo deste modo que as pessoas com amputação ou má-formação de membros pudessem jogar com sucesso esta modalidade.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies