Cabo Verde recebe da China mais de mil toneladas de arroz para ajudar famílias vulneráveis 

PRAIA – O Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, recebeu da República Popular da China mil e quarenta e duas toneladas de arroz, para o reforço do abastecimento dos produtos básicos da primeira necessidade.  

O acto de entrega oficial ocorreu segunda-feira, e contou com a presença do Ministro da Agricultura e Ambiente, Secretaria de Estado da Inclusão Social e o Embaixador da China em Cabo Verde.

Segundo comunicado de imprensa a que o Notícias de Angola teve acesso hoje, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, esta doação representa a expressão completa de uma cooperação profícua da China, que tem sido um parceiro importante de Cabo Verde.

“Esta ajuda vem num momento em que Cabo Verde tem estado a sofrer as consequências das mudanças climáticas, aos anos seguidos da seca em que a produção diminuiu bastante, das consequências de uma guerra com impacto sobretudo na escalada de preços, com consequências negativas para as famílias cabo-verdianas, refletindo na segurança alimentar, pelo que esta ajuda vem em boa hora, e corresponde a uma resposta positiva da República Popular da China à solicitação do Governo”, disse.

O Ministro garantiu ainda que o arroz doado, vai ter bom uso em Cabo Verde, será destinado às famílias cabo-verdianas mais vulneráveis e será gerida com total transparência.

“Esta ajuda será gerida através de instituições e organizações da sociedade civil que se dedicam a atividades de assistência alimentar, às instituições do Estado que se ocupam também desta mesma atividade e a outras organizações complementares que também trabalham para fazer com que os cabo-verdianos possam se alimentar melhor, ou seja vai servir lá onde é mais necessário com toda a transparência”, avançou.

Para tal, o embaixador China, Xu Jie,  garantiu que estão a reforçar o contacto e a cooperação com as instituições cabo-verdianas, adequando de forma precisa as necessidades reais e promovendo ativamente a implementação do novo programa para apoiar o País no cultivo da capacidade e crescimento interno.

Na sequência da aprovação, em maio de 2022, de um conjunto de medidas mitigadoras dos impactos da escalada de preços dos alimentos e dos combustíveis, e visando uma maior resiliência do sistema alimentar no país, o Governo de Cabo verde decidiu solicitar aos seus parceiros de desenvolvimento uma ajuda alimentar de emergência para apoio às famílias mais vulneráveis.
 A República Popular da China respondeu positivamente, disponibilizando mil e quarenta e duas toneladas de arroz para o reforço e abastecimento dos produtos alimentares de primeira necessidade – PAPN.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies