Trocas comerciais China/África aumenta 7,4% nos primeiros sete meses

Notícias de Angola – As trocas comercias entre China e África aumentou 7,4%, em relação ao período homólogos, para 158 mil milhões de dólares nos primeiros sete meses do ano, segundo dados difundidos hoje pelas alfândegas da China.

Por António Culeca

Segundo a informação que foi avançada pelo site português, Notícias ao Minutos, em 2022, o comércio bilateral entre África e China ascendeu a 257 mil milhões de dólares (237 mil milhões de euros), um aumento de 14,8%, face ao ano anterior.

Nos meses de Janeiro a Julho, do ano corrente, as exportações da China para os países africanos cresceram 20%, em termos homólogos, para 98 mil milhões de dólares.

Por outro lado, as importações atingiram 60 mil milhões de dólares, segundo os dados alfandegários.

Os dados apontam para um excedente comercial a favor da China de cerca de 43 mil milhões de dólares.

As exportações de barcos e automóveis aumentaram 81,3% e 26,1%, respectivamente, em termos homólogos. As vendas de produtos mecânicos e eléctricos aumentaram 32,5%, compondo agora metade do volume do comércio bilateral.

 O petróleo bruto, minério de metal e produtos agrícolas compõem a maioria das vendas dos países africanos para o país asiático.

Entre as economias africanas, a África do Sul foi o maior parceiro comercial da China nos primeiros sete meses do ano. Angola surge em terceiro lugar, atrás da Nigéria.

A China continua a ser o maior parceiro comercial de África, ao longo dos últimos dez anos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies