Músico Totó St Lança Concerto 4C Em Luanda

Notícias de Ngola – A primeira edição do Concerto 4C (Canções Cantadas Com o Coração) acontce este Sábado (11), no Palácio de Ferro, na baixa de Luanda, pelas 20 horas. Trata-se de uma inicitiva do músico angolano Totó St que pretende revisitar musicalmente o passado de Angola e lançar uma cosmovião da época actual e do futuro.

Conduzida por Amilton Victor, Jornalista

Como descreve o Concerto 4C?

Canções Cantadas Com o Coração , é uma imersão a vasta história da música Angolana feita nas décadas de 60, 70, 80 e 90 , procurando eternizar artistas e suas  obras , para que a nova geração esteja ciente do processo que nos trouxe musicalmente  até aqui.

Acretito que com este projecto consigamos inspirar artistas novos, mergulhar e valorizar a música local tocada nos mais diversos estilos que representam a aspiração angolana.

Como surge a ideia de realizar este concerto?
Olhando para os 50 anos da nossa independência, pairava na mente as seguintes perguntas: qual o contributo dos músicos na formação da consciência para a luta de libertação do povo Angolano?  Como artistas nascidos depois da independência podem eternizar as grandes obras desse mosaico rico e belo que é a nossa música feita por estes grandes que nos antecederam? Então fez-se luz!

Qual é a periodicidade do Concerto C4?
Trata-se de um projeto para ser lançado anualmente, pois não cabe em um único concerto, o vasto acervo da nossa música. Entretanto, nesta primeira edição, no âmbito dos 50 anos da nossa Independência Nacional, vamos refletir musicalmente “A Luta Pela Independência, Independência, Guerra e Paz”.

O que se pretende alcançar com esta iniciativa?

Olha, temos em carteira vários propósitos com o projecto, entre as quais destacamos, por exemplo, o incentivo à nova geração a valorizar e se conectar com a música Angolana de raiz , despertando o sentimento de pertença e de conexão com a nossa ancestralidade.

Pretendemos, igualmente, criar uma ponte entre gerações, para eternizar e dinamizar a nossa cultura, assim como criar um arquivo de qualidade da nossa música e mitigar a falta de conteúdos com relação ao acervo musical nacional.

Queremos ainda apelar a tomada de consciência da nossa identidade cultural e Reposicionar o papel do artista ou do músico na formação da consciência coletiva, tendo como exemplo os gloriosos artistas que deram o seu melhor para que Angola fosse possível.

Que mensagem se pretende passar à luz do Concerto 4C?

Queremos passar uma mensagem de união, de sentimento patriótico e uma mensagem de valorização da nossa cultura e história.

Que critérios foram usados na selecção dos artistas convidados?

Os critérios usados na seleção dos artistas convidados foram a Carreira, responsabilidade artística, contributo e talento. Estou ciente que nestes quesitos supracitados, o nosso país carrega um número grande de artistas, não cabem numa única edição, daí a necessidade de fazermos outras edições.

Como se sente ao partilhar o palco com os artistas seleccionados?

Sinto-me honrado por partilhar palco com estes artistas, pois cresci a ouvi-los e foram e continuam sendo uma inspiração pra mim.

O que se pode esperar do concerto?

Podemos esperar um concerto de emoções fortes, informativo e de conexão entre várias gerações.

Sobre Totó St

Cantor, compositor, guitarrista e produtor musical, Toto ST iniciou a sua carreira aos 14 anos, colaborando com grandes músicos angolanos comno: SSP, N’ sex Love (02), lzidora Campos, Kalibradros, Genesis e Yanik Afroman, entre
outros. TOTO ST conta já com mais de 25 anos de carreira.

Serpião TOMÁS nasceu em Luanda, Angola, em 1980. A música é uma forte herança genética na cultura do povo angolano e torna-se o ambiente natural de cada criança. Mas Serpião, que era carinhosamente tratado por To pela mãe, era ainda uma criança peculiar: escreveu as suas primeiras letras aos 8 anos e começou a cantar melodias de
artistas angolanas, norte-americanas, brasileiras e de outras origens africanas. Ouvia a mãe cantar gospel e cantava com ela. Desde muito novo que sabia que a música era a sua praia e que seria a sua vida.

Hoje, Toto ST é uma grande referência musical em Angola. Em 2015, Toto ST partilhou palco do Festival de Jazzing com a americana Diane Reeves e a cantora nigeriana Nneka. Também compôs e partilhou o palco com Keziah Jones.

Foi o Músico Convidado Internacional na 1° edição dos São Tomé Music Awards. Toto ST foi também co-mentor no OThe Voice Angola 2015. Abriu o concerto do Brasileiro Ed Motta no Moods (Zurique,
Suíça), e o seu concerto foi um verdadeiro sucesso. Ed Motta veio felicitá-lo. Toto ST adora realmente partilhar a sua música como público e oferece uma experiência de palco incrível como um grande showman. Actua também com a incrível banda Francesa NOJAZZ (Stevie Wonder, Maurice White, Teo Macero).

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies