O país cabe aqui.

TC recebe lista de candidaturas do MPLA

O Tribunal Constitucional recebeu esta quarta-feira, as candidaturas do partido MPLA, para às eleições gerais de 24 de Agosto proximo, sendo assim a primeira formação política a formalzar a sua proposta.

A candidatura foi entregue pelo mandatáriodo MPLA, Pedro Neto, que chegou ao Palácio da Justiça e sede do Tribunal Constitucional, acompanhado da vice-presidente do Partido, Luísa Damião.

O acto segue-se à convocação das eleições pelo Presidente da República, João Lourenço, a 03 de Junho corrente, depois de pareceres favoráveis da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e do TC sobre a existência de condições para o efeito.

Na candidatura apresentada, o MPLA vai concorrer numa lista liderada pelo seu actual presidente, João Lourenço, como candidato à sua própria sucessão na chefia do Estado.

A segunda posição é ocupada por Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, actual secretária de Estado das Pescas, que vai concorrer à Vice-Presidência da República.

O período de apresentação de candidaturas, que teve inicio segunda-feira última (06), vai decorrer até ao dia 25 do corrente mês.

Após essa fase, os partidos políticos terão 10 dias para o suprimento de eventuais irregularidades ou insuficiências nos processos apresentados.

O MPLA faz parte das 13 formações políticas já habilitadas a concorrer, juntamente com a UNITA, a FNLA, o PRS (Partido de Renovação Social), o Bloco Democrático(BD) e a Aliança Patriótica Nacional (APN).

Os outros concorrentes são o P-NJANGO (Partido Nacionalista para Justiça em Angola), o Partido Humanista Angolano (PHA) e a coligação CASA-CE, integrada por cinco partidos. Nas últimas eleições gerais, realizadas em 2017, o MPLA venceu o escrutínio com 61,08 por cento dos votos, o que lhe deu os actuais 150 deputados num Parlamento de 220 assentos

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies