Rússia e Coreia do Norte promovem encontro

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, efectuará amanhã, uma visita a Coreia do Norte para discutir sobre o programa nuclear e a cooperação bilateral.

“A visita oficial do ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, à República Popular Democrática da Coreia acontecerá no dia 31 de maio”, afirma um comunicado divulgado nesta quarta-feira pela diplomacia russa.

Os ministros das Relações Exteriores dos dois países conversarão sobre os vínculos bilaterais e sobre o programa nuclear norte-coreano, além de outros problemas internacionais e regionais, indicou o ministério.

No mês passado, o chanceler norte-coreano, Ri Yong Ho, se reuniu com Lavrov em Moscovo, dentro dos esforços de Pyongyang para melhorar as relações com as potências mundiais.

Lavrov viajará a Pyongyang em meio aos preparativos para a aguardada reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

Washington deseja a desnuclearização rápida e verificável de Pyongyang, em troca do alívio nas sanções económicas.

A Coreia do Norte tem outra opinião sobre a desnuclearização e mantém a preocupação de que, caso abandone seu poder de dissuasão, o país ficaria vulnerável, enquanto os Estados Unidos mantêm uma grande presença militar na Coreia do Sul.

No Japão, a imprensa afirmou que o governo examina a possibilidade de conversações directas com a Coreia do Norte e não descarta uma reunião de ministros das Relações Exteriores em Agosto.

As autoridades japonesas não confirmaram as informações dos meios de comunicação.

A reunião entre os ministros das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, e da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, poderia acontecer durante o fórum regional da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) previsto para Agosto em Singapura, de acordo com o jornal Mainichi.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies