Governo brasileiro confirma visita do Presidente Lula da Silva a Luanda

Notícias de Angola – O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai permanecer durante os dias 25 e 26 deste mês, para uma visita de Estado, confirmou, ontem, o Ministério das Relações Exterior daquele país da América do Sul.

Durante a visita do presidente brasileiro,  Angola e Brasil vão assinar acordos nos sectores dos Transportes Marítimos e Terrestres, além de outros instrumentos para a implementação do protocolo de cooperação na área da Agricultura Irrigada.

Depois de Angola, Lula da Silva segue para São Tomé e Príncipe, palco da 44ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prevista para 28 de Agosto, na capital são-tomense.

“O Governo do Presidente Lula retomou a expectativa de recontar com as linhas de financiamento brasileiras, que são a cooperação Sul-Sul, pelas iniciativas de financiamentos de parceiros do Brasil mais importantes, em obras de transformação económica e social”, frisou Rafael Vidal, antes de concluir que “tem a expectativa de que as linhas de financiamento possam voltar a ser adoptadas e, em especial, ao que diz respeito ao Vale do Cunene”.

O sector empresarial do Brasil está presente em Angola em várias áreas, do reforço de cooperação destaca-se as empresas de construção civil e infra-estruturas Odebrecht e Queiroz Galvão, o grupo Costa Negócios na área de mineração.

As trocas comerciais entre o Brasil e Angola recuperaram no ano passado os níveis pré-pandemia, alcançando os 1,5 mil milhões de dólares, depois de terem chegado apenas aos 600 milhões de dólares em 2021.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies