Cimeira da SADC abre portas para elevar o Ensino Superior

Angola ao assumir a presidência da SADC, do ponto de vista do ensino, abre-se uma oportunidade para beber de experiência dos nove países membro que integram o ranking das melhores universidades de África e mundo.

No meu entender, abre-se uma oportunidade para o sector do Ensino Superior, durante a cimeira criar conexões com os nove países membros da região que se encontram bem posicionados no capítulo da educação como é o caso da África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.

Aliás, se os países membro criarem uma avaliação qualitativa do ensino a nível da região, para não dependerem de outros continentes, uma vez que poderíamos avaliar a qualidade de ensino do continente através de ensino comparado.

Se aprofundamos empenho no capítulo da investigação e Comunicação poderemos ter resultados positivos em pouco tempo. Para que isso aconteça é necessário que as Instituições de Ensino, Públicas e Privadas, dos países criem diálogo de cooperação permanente para o desenvolvimento da educação e aprendizagem nas Universidades da região.

Em Angola a Cimeira ocorre sob lema:“Capital humano e financeiro: Os principais factores para a industrialização sustentável da região da SADC”, pela República de Angola não deriva de mero acaso, mas sim, dos principais desafios e oportunidades que o país pretende alcançar, por via da estratégia e plano de acção da presidência já aprovados, e indica bem o que se espera dos cidadãos, das famílias e das instituições.

O evento decorre de 8 a 17 de Agosto, na capital do país, tornando-se no centro das discussões dos temas, assuntos e acções ligadas à SADC, que deverá realizar no dia 17 de Agosto a 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies