OMS financia 1,2 milhões de testes rápidos para combater à cólera

Notícias de Angola- A Organização Mundial da Saúde(OMS) e o Fundo Internacional de Emergência para Crianças das Nações Unidas (Unicef), vão financiar a compra de testes rápidos para combate a cólera em 14 nações.

Segundo um comunicado de imprensa a que o Notícias de Angola teve acesso esta terça-feira,, o aumento de casos em nível mundial acontece há três anos; oferta mundial de vacinas orais contra a doença aumentou 18 vezes na última década.

Em África Moçambique é um dos 14 contemplados com um lote de 1,2 milhão de kits de testes de diagnóstico rápido para a cólera destinados a nações com alto nível de risco. 

Na semana passada, o carregamento inicial do programa foi para o Maláui, antes da implementação global do “maior envio de sempre”. Nos próximos meses, a entrega deve cobrir países com surtos graves como Etiópia, Somália, Síria e Zâmbia.

Compra de imunizantes

A Organização Mundial da Saúde, OMS, e o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, financiam a compra de imunizantes. A meta é melhorar a detecção, precisão e rapidez na resposta a tempo impactando áreas como vigilância de rotina.

As organizações envolvidas ajudarão os países a acompanhar as tendências e a estabelecer uma base de dados para futuros programas preventivos, apoiando o cumprimento das metas nacionais de controle e eliminação da cólera.

O programa global de diagnóstico da cólera tem o apoio da Aliança de Vacinas Gavi em colaboração com o Grupo Trabalho Global para o Controlo da Cólera, e a ONG Find, associada ao diagnóstico.

Apesar de já terem sido definidas as quantidades no início do programa há espaço para casos adicionais de nações que tenham interesse no futuro. A sustentabilidade em longo prazo “depende do sucesso da angariação de fundos entre 2026 e 2030”, segundo a Gavi.

Vigilância da cólera

A parceria pretende comprar testes de diagnóstico rápido de dois fabricantes para que a utilização seja feita na resposta a surtos e de forma rotineira na vigilância da cólera.

A OMS relata o aumento de casos em nível mundial desde 2021, com elevadas taxas de mortalidade, apesar de estar disponível um tratamento simples, eficaz e acessível. 

A agência destaca ainda que o grande número de surtos registrados levou a uma procura sem precedentes de vacinas por parte dos países afetados. 

Embora a oferta mundial de vacinas orais contra a cólera tenha aumentado 18 vezes entre 2013 e 2023, a alta sustentada na procura em comparação com a disponibilidade colocou pressão sobre as reservas globais. 

Identificação de áreas com novas transmissões 

De acordo com a OMS, a situação levou ao adiamento de campanhas de vacinação preventiva para que fossem poupadas doses a serem usadas nos esforços de resposta a surtos de emergência.

Por causa de episódios recorrentes em países que já implementaram campanhas de vacinação de emergência, os parceiros defendem que é “preciso ter maior rapidez e precisão na identificação de áreas com transmissão nova ou persistente”.

A detecção de casos da doença permitirá que estas áreas sejam visadas durante os esforços iniciais de resposta aos surtos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies