Caixa de tomate sobe para Kz 35 mil em Benguela 

Notícias de Angola  – O preço da Caixa de tomate subiu para 35 mil kwanzas no mercado 4 de Abril, localizado na província de Benguela.

Segundo uma reportagem da TV Zimbo, as vendedoras realçam esta terça-feira, que a subida do preço varia de acordo a escassez no mercado tendo em conta a sua qualidade.

De acordo com a vendedora Nguevinha, que há 15 anos dedica-se à venda de tomate no mercado 4 de Abril, disse que actualmente o preço da Caixa custa 20 mil kwanzas , dependendo da qualidade do produto tem variedade que chega à custa 38 mil .

Conforme a mesma, actualmente o tomate que vendem é proveniente do município da Gabela na província do Cuanza – Sul, no Dombe Grande onde se faz o cultivo em grande escala regista-se ausência devido às chuvas frequentes.

Por outro lado, Maravilha Severino, vendedora a 40 anos, explicou que o produto regista preços altos devido ao valor dos fertilizantes e a chuva tende a subir o preço agora quando à situação estiver estável o preço no mercado varia entre 5 a 7 mil kwanzas.

Maravilha Severino, apontou que na última semana a caixa de tomate esteve entre 48 a 50 mil kwanzas.

Já a consumidora Laurinda referiu que as senhoras que fazem a venda a retalho o momento varia de 300 a 500 kwanzas .

No seu entender o preço está caro, de 100 kwanzas compra-se tomate já esmagado , com duzentos tens apenas 4 anos .

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies