Putin anuncia fornecer cereais para seis países africanos 

Notícias de Angola – O presidente russo, Vladimir Putin anunciou hoje, quinta-feira, que a Rússia poderá enviar gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais a seis países do continente africano, soube hoje o Notícias de Angola.  

Por: Mateus Sorte

Falando na abertura da cimeira Rússia-África, em São Petersburgo (Rússia), o líder afirmou que “nos próximos três a quatro meses estaremos prontos para fornecer gratuitamente entre 25.000 e 50.000 toneladas de cereais ao Burkina Faso, Zimbabwe, Mali, Somália, República Centro-Africana e Eritreia”. 

A informação foi avançada pelo meio de Comunicação português, Sic Notícias, e dá conta ainda que a Rússia irá suportar também o custo do transporte dos grãos. 

As palavras do chefe de Estado russo foram transmitidas por uma televisão daquele país europeu, lê-se na notícia, argumento que “surgem num contexto de preocupação entre os países africanos, na sequência da recente rescisão do acordo sobre a exportação de cereais ucranianos para o Mar Negro”. 

A Cimeira Rússia-África, considerado um importante fórum e plataforma de intercâmbio, ocorre num contexto diferente pela ameaça aparente da continuidade do acordo de cereais russo e ucraniano do qual muitos Estados africanos são dependentes. 

A primeira edição aconteceu em 2019 e segunda acontece de hoje, 27 de Julho até amanhã, 28, em São Petersburgo, na Rússia, com a participação de 49 dos 54 países de África, conforme algumas informações. 

O Chefe de Estado, João Lourenço, está a ser representado no encontro pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que se encontra, desde terça-feira na em solo russo. 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies