O país cabe aqui.

Presidente do Burkina-Faso não resiste a golpe militar e demite-se

Fonte: DW

Roch Kaboré, Presidente da República do Burkina-Faso, demitiu-se nesta terça-feira (25), após a tomada do poder por militares, na sequência de um golpe de Estado realizado no passado domingo.

De acordo com uma carta divulgada pela televisão estatal do país a RTB , Kaboré, de 64 anos, apresentou a sua demissão numa carta dirigida ao tenente-coronel Paul Henri Sandaogo Damiba, que comandou o golpe de estado.

“No interesse da nação, na sequência dos acontecimentos de domingo, decidi demitir-me das minhas funções de Presidente (…), chefe de governo e comandante supremo das Forças Armadas Nacionais.”, escreveu.

A missiva foi divulgada após os militares terem confirmado nesta segunda-feira à noite, através da leitura de dois comunicados na RTB, a tomada do poder e anunciado tanto a dissolução do Governo e do Parlamento, como a suspensão da Constituição.

Em nome do Movimento Patriótico para a Salvaguarda e Restauração (MPSR), um porta-voz disse que a decisão de derrubar Kaboré foi tomada “com o único objetivo de permitir ao país regressar ao caminho certo e reunir todas as forças para lutar pela sua integridade territorial (…) e soberania”.

Os golpistas também anunciaram o encerramento das fronteiras aéreas e terrestres e o estabelecimento de um recolher obrigatório das 21 às 05 horas em todo o país “até nova ordem”.

Depois do país ter vivido uma situação tensa no domingo após tiros disparados em vários quartéis militares na capital e noutras partes do país, o governo chegou a negar inicialmente ter sido uma tentativa de golpe de Estado e os meios de comunicação locais indicaram que se tratou de um motim para exigir melhorias ao Governo.

Organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), e os EUA, já demonstraram a sua preocupação com os acontecimentos no Burkina-Faso e responsabilizaram as forças armadas pela integridade física do Presidente Kaboré.

Kaboré liderou o Burkina Faso desde 2015, após uma revolta popular que expulsou o então Presidente, Blaise Compaoré, que esteve no poder por quase três décadas.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies