O país cabe aqui.

Ministra Adjany Costa saúda dia mundial da Terra

Redacção NA

Assinala-se nesta Quarta-feira (22), o dia consagrado ao Planeta Terra, o 50° aniversário da mesma desde que foi instituída, uma data que se destaca pelo esforço individual e colectivo na preservação da “Mãe Terra” e do ambiente, saudada pela Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa.

De acordo com uma nota a que o NA teve acesso, a data tem como referência os esforços de preservação da nossa casa comum começados em 1970 numa marcha que mobilizou mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos da América e que ao longo dos anos foi sendo comemorada em todo o mundo.

Para a quinquagésima celebração foi definido como tema a “Acção Climática”, nas suas diversas vertentes, numa demonstração que os problemas globais têm um forte impacto na qualidade de vida dos habitantes do planeta Terra e no ambiente do qual a vida depende.

Cinquenta anos depois do apelo pela preservação da Terra, o planeta continua a enfrentar inúmeros e complexos desafios e está cada vez mais fragilizado.

Números indicam, por exemplo, que a população mundial e as emissões de dióxido de carbono mais do que duplicaram entre 1970 e 2020, passando de 3,7 mil milhões para 7,8 mil milhões de pessoas e de 14,9 milhões de toneladas para 38 milhões de toneladas, respectivamente.

A forte pressão da humanidade sobre os recursos naturais, aliada à factores como crescimento populacional, expansão urbana, incremento dos padrões de consumo, desenvolvimento económico e industrial, tem contribuído para o exacerbar de problemas ambientais.

As consequências destes problemas estão reflectidas, entre outros, na destruição dos habitats e ecossistemas naturais, extinção de espécies animais e vegetais, poluição do ar, água e solos, deficiente saneamento básico, injustiça social.

O surgimento de graves problemas de saúde pública, marcados actualmente pela pandemia da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, entre outras, endemias e pandemias, colocam em risco a sobrevivência da espécie humana, tendo já ceifado a vida de mais de 170 mil pessoas e afectado negativamente lares de milhões de pessoas.

Para colmatar estes problemas as nações devem comprometer-se com as gerações actuais e futuras desenvolvendo e implementando politicas e estratégias que possam ajudar a mitigar os principais impactes e promover uma cultura de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida dos seres vivos e dos seres humanos.

Além da questão sanitária a Covid-19, traz consequências já notáveis a nível do planeta, onde o mais visível é o abrandamento da economia mundial e afectação das populações mais vulneráveis. Este abrandamento da economia assim como o isolamento social e de outras medidas de contenção demonstram uma redução significativa da poluição mundial causada pela emissão de gases de efeito estufa e de outros poluentes, bem como, na produção de resíduos.

Por conseguinte, augura-se uma maior reflexão sobre os problemas ambientais para evitar situações como as que se vivem actualmente, e encoraja-se os governos e sociedade civil a mobilizar-se para uma mudança de paradigma e a instauração de uma cultura de sustentabilidade mundial e a preservação do Planeta, com respeito as futuras gerações.

Estavam previstas centenas de actividades para uma verdadeira celebração global, envolvendo milhões de pessoas em todo mundo. Todavia, a situação actual exige outro tipo de manifestação a favor do planeta, a celebração digital.

Em Angola o Executivo Angolano, através do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, apela que o dia 22 de Abril seja celebrado em casa fazendo uma reflexão sobre o nosso modo de vida, apelar a mudança comportamental, pensar numa melhor gestão de resíduos, com a partilha de informações, mensagens e debates nas redes sociais.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies