Ivone Soares encara morte de Dhlakama como perda de um herói

A líder parlamentar da Renamo e sobrinha de Afonso Dhlakama, Ivone Soares, exprimiu neste sábado (5), que a morte do presidente do partido foi como perder um herói, noticiou a Lusa.

“Perdi o meu herói”, disse a deputada, uma das figuras próximas de Dhlakama, naquelas que foram as primeiras declarações públicas após o falecimento do líder da Renamo.

Ivone Soares falava aos jornalistas no final de uma celebração religiosa que juntou centenas de pessoas numa das sedes da Renamo, na cidade da Beira – capital provincial onde as cerimónias fúnebres públicas vão decorrer, na quarta-feira.

“Ainda não acredito que o meu tio morreu. Não acredito que ele não vai voltar a telefonar”, a partir da Serra da Gorongosa, onde estava refugiado, “e a perguntar o que dizem os jornais aí”, na capital moçambicana, Maputo.

“Ele disse várias vezes que não ia ser morto pelas balas da Frelimo”, acrescentou Ivone Soares, recordando um desabafo do tio, que admitiu morrer um dia “com uma doença qualquer”.

Afonso Dhlakama morreu na quinta-feira, aos 65 anos, na Serra da Gorongosa, devido a complicações de saúde. O presidente Filipe Nyusi referiu à Televisão de Moçambique (TVM) que foram feitas tentativas para o transferir por via aérea para receber assistência médica no estrangeiro, mas sem sucesso.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies