Imagens dos maiores traficantes do mundo aparecem em embalagens de droga apreendidas no Perú

A polícia do Peru, apreendeu nesta quarta-feira (30), cerca de uma tonelada de cocaína destinada à Espanha, escondida em embalagens de merluza, com imagens dos traficantes mexicano “El Chapo” Guzmán e colombiano Pablo Escobar.

A droga apreendida está avaliada em 46 milhões de dólares e, segundo o presidente do Peru, Martín Vizcarra, com esta operação, a Polícia acertou um duro golpe no tráfico de drogas.

Os traficantes esconderam a droga em mais de 500 embalagens de merluza, e cada recipiente estava estampado com imagens do mexicano preso nos Estados Unidos e do colombiano, já falecido, informou a Polícia durante coletiva de imprensa na qual foi exibida a carga ilícita.

“Mais de mil quilos de drogas apreendidos de uma só vez, mas não é o bastante. O trabalho deve ser contínuo e perseverante”, declarou a jornalistas Vizcarra, que foi ao local da apreensão, em Chancay, ao norte de Lima.

O Ministério do Interior informou que no fundo Santa Maria, em Chancay, a Polícia “apreendeu 1.150 quilos de cocaína, deteve oito peruanos e quatro colombianos, e apreendeu armamento de guerra, munição, veículos e imóveis”.

O chefe da Polícia antidrogas, general Héctor Loayza, destacou que a apreensão foi possível após quatro meses de investigação.

“Esta carga de droga está avaliada em 40.000 dólares o quilo quando chegar à Espanha”, acrescentou o presidente peruano sobre o valor que a cocaína alcança no mercado europeu.

O chefe da Polícia peruana assegurou, por sua vez, que nos últimos tempos “o mercado do tráfico de drogas orientou-se para a Europa porque nos Estados Unidos o preço do quilo (de cocaína) diminuiu de 18.000 para 15.000 dólares”.

Só este ano, a Polícia apreendeu 25 toneladas de cocaína.

O Peru é um dos maiores produtores mundiais de cocaína, com uma produção anual que oscila entre 280 e 320 toneladas, segundo estimativas de analistas.

Depois da Colômbia, o Peru é, junto com a Bolívia, um dos maiores produtores mundiais de folha de coca, matéria-prima da cocaína.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies