O país cabe aqui.

Morreu Dom Tirso Blanco Bispo da Diocese do Lwena

0

Morreu na noite desta terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022, na cidade italiana de Verona, o Bispo católico da Diocese do Lwena, vítima de doença prolongada.

A informação foi avançada pelo porta-Voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom Belmiro Tchissenguete, através das redes sociais.

Num comunicado assinado pelo Padre Domingos Paulo Cussumua, Vigário Geral, a diocese emitiu também um comunicado a dar conta da passamento físico do prelado, que dedicou a sua vida ao sacerdócio e às causas do povo do moximo.

Natural de Buenos Aires, Argentina, Dom Jesus Tirsoda é caracterizado pelos católicos e pela sociedade angolana, como um prelado preocupado com o bem comum dos angolanos e da província do Moxico.

Vida e obra de Dom Jesus Tirso Blanco

O padre Jesus Tirso Blanco nasceu em Ramos Mejía , diocese de Buenos Aires, Argentina a 3 de Junho de 1957. Efectuou os estudos de Filosofia e Teologia na casa de formação dos salesianos em Buenos Aires, tendo se Licenciado em Missiologia e Comunicação Social. Recebeu a ordenação sacerdotal a 28 de Setembro de 1985 e trabalhou em Angola desde a sua ordenação.

A diocese de Luena, sufragânea da Arquidiocese de Huambo, foi erigida em 1979: Estende-se por uma superfície de 223 043 km2 e tem uma população de 700 000 habitantes. Os católicos são 140 000.

Contam-se 4 paróquias e 9 missões, 20 padres, dos quais 12 diocesanos e 8 Religiosos, subdivididos entre Salesianos, Beneditinos e Verbitas. Os seminaristas são 18 e as Religiosas 20.

Foi nomeado ao cargo de Bispo da diocese de Luena pelo Papa, a 26 de Novembro de 2007, para ocupar o vazio deixado, por quase um ano, por Dom Gabriel Mbilingui, Transferido a 11 de Dezembro de 2006, para o cargo de Arcebispo coadjutor de Lubango.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies