O país cabe aqui.

João Lourenço já em Kinshasa pela paz na região

Fonte: ANGOP

O Presidente da República, João Lourenço, chegou na manhã desta quinta-feira a Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC), para analisar a paz e segurança na região dos Grandes Lagos.

A capital da RDC vai acolher a 10ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos países signatários do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na República Democrática do Congo e na Região.

O encontro desta quinta-feira propõe-se, entre outras questões, avaliar o grau de implementação do referido mecanismo.

Angola assume a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Acordo-Quadro

O Acordo-Quadro vigora desde 24 de Fevereiro de 2013 e dele são signatários Angola, Burundi, Quénia, República Centro Africana, Congo, República Democrática do Congo, Rwanda, África do Sul, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.

Rubricaram também o compromisso, para a paz na região, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Africana (UA), Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

O Acordo, rubricado sob os auspícios da ONU e da UA, previa atacar as causas profundas dos conflitos na região, tais como promover a boa governação e inibir que Estados apoiassem ou dessem guarida a grupos armados de países vizinhos.

Estabelecia também a criação de um mecanismo de monitorização para fiscalizar o cumprimento e criar junto da Missão da ONU na RDC, a MONUSCO, uma nova brigada de intervenção mais eficaz.

O entendimento previa ainda a promoção de negociações para a paz entre países com diferendos, o desmantelamento e a reintegração dos grupos rebeldes.

Para a RDC, em particular, o memorando estabelecia a promoção da boa governação, a extensão da administração e da autoridade do Estado em todo o território, a melhoria das condições sociais dos cidadãos e a promoção do desenvolvimento económico naquele país.

Na Cimeira de Kinshasa, o Presidente angolano estará acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Téte António, diplomatas destacados junto de organizações internacionais e altos funcionários da presidência.

Com o empenho do Presidente João Lourenço, a presidência angolana da CIRGL vem contribuindo para amenizar o clima de tensão e reduzir o ambiente de desconfiança entre os Estados membros.

Especialistas apontam como pontos nevrálgicos a situação na RCA, no leste da RDC e a ocorrência de golpes de Estado, como no Sudão, que afectam negativamente a consolidação de Estados democráticos de direito na região.

Para a presente cimeira espera-se também pela presença de embaixadores e ou enviados especiais dos países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

São membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas a China, Estados Unidos da América, a França, o Reino Unido  da Grã-Bretanha e a Federação da Rússia.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies