Europa também aprova uso de pílulas anticovid

Redacção NA

Depois da aprovação e uso das pílulas anticovid da Pfizer nos Estados Unidos da América, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou, nesta quinta-feira (27), o uso do medicamento que é o primeiro método de tratamento oral contra a covid-19 autorizado.

De acordo com um comunicado divulgado pela agência, o Comitê de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da EMA recomendou a concessão de uma autorização condicional de comercialização para o medicamento antiviral oral Paxlovid.

A reguladora recomendou a autorização do Paxlovid para o tratamento da covid-19 em adultos que não necessitam de suporte respiratório, mas que correm risco de agravamento da doença.

Os antivirais funcionam reduzindo a capacidade de um vírus de se multiplicar, retardando assim o avanço da doença, são altamente esperados porque são fáceis de administrar e podem ser ingeridos simplesmente com um copo de água.

A Pfizer havia declarado em dezembro, depois da realização de estudos, que a pílula reduzia em quase 90 por cento as hospitalizações e mortes de pessoas em risco quando tomada nos primeiros dias após o início dos sintomas.

A pílula da Pfizer é uma combinação de uma nova molécula, PF-07321332, e ritonavir, um antiviral utilizado no tratamento do HIV, tomado em comprimidos separados.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies