Duque de Edimburgo morre à beira dos 100 anos

Por: Ivanine Silva

O Duque de Edimburgo, Príncipe Phillip, morreu na manhã nesta sexta-feira (09), no ano em que completaria 100 anos de vida, no Castelo de Windsor, residência da realeza inglesa, comunicou a família real a partir das redes sociais.

Sem avançar grandes detalhes sobre o falecimento do marido da Rainha Elizabeth II, que no último mês, esteve internado para tratar uma infecção e passar por uma cirurgia cardíaca, foi usado o perfil oficial da realeza para comunicar a morte do Príncipe.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente”, descreveu o comunicado.

Após emissão do comunicado, a bandeira do Reino Unido foi hasteada a meio-mastro em sinal de luto no Palácio de Buckinhgam.

Embora tenha nascido em Corfu, na Grécia, em 10 de junho de 1921, Philip tem sangue dinamarquês, britânico e alemão, sendo tataraneto da rainha Vitória, tal como Elizabeth II. Foi criado na Grã-Bretanha após a família ser expulsa da Grécia quando ainda era um bebê.

O duque de Edimburgo serviu a Marinha Britânica de janeiro de 1940 até 1952, quando a rainha subiu ao trono e teve de ser príncipe consorte. Apesar de lutar contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, Philip enfrentou críticas da imprensa e dos britânicos por suas irmãs serem casadas com alemães que tinham conexões nazistas.

Filipe Mountbatten, Duque de Edimburgo, foi o marido da rainha Isabel II e consorte real do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e dos reinos da Comunidade das Nações desde 1952 até sua morte.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies