O país cabe aqui.

Conheça o top 10 de presidentes africanos que ficaram mais de 25 anos no poder

Por: Ivanine Silva

Um dos continentes mais ricos do mundo em termos de recursos naturais, também conhecido por ter lideres que marcaram a história mundial, no que as revoluções dizem respeito, com destaque para nomes com Nelson Mandela e Amilcar Cabral, os lideres africanos, são também conhecidos por monopolizarem o poder, já que em muitos países, os presidentes acabam por ultrapassar os 20 anos de governação.

Nesta matéria, conhecerá um “Top 10” lideres africanos, alguns em actividade, outros aposentados e alguns já falecidos, que ficaram mais de 25 anos na presidência dos seus respectivos países, alguns tratados como ditadores e outros como heróis.

Após um trabalho aturado de pesquisas, o Notícias de Angola passa a apresentar-lhe o top 10 de presidentes de países africanos que ficaram no poder por mais de 25 anos.

1º – Moammar Al-Qaddafi

O líder Líbio, conhecido pelos seus grandes projectos revolucionários para o continente africano e pela sua governação com base na ditadura, assumiu o poder no seu país no ano de 1969, através de um golpe de estado, isto, aos 27 anos de idade.

Qaddafi, foi presidente da Líbia, durante 42 anos, de 1969 à 2011, ano em que foi assassinado por tropas norte-americanas, no seu próprio país.

Moammar Al-Qaddafi, antigo presidente da Líbia
Foto: DR

2º – Teodoro Obiang

Presidente da Guiné Equatorial, desde Agosto de 1979 até a data, somando já 40 anos a frente dos destinos do seu país, e deverá cumprir em 2020, o 41º ano no poder.

Obiang, de 77 anos de idade, assumiu a presidência do seu país, também após um golpe político-militar, aos 37 anos e é apontado pela Revista Forbes, como o 8º presidente mais rico do mundo.

Teodoro Obiang, Presidente da Guiné Equatorial
Foto: DR

3º – José Eduardo Dos Santos

Segundo presidente de Angola, José Eduardo Dos Santos, assumiu a presidência do país, em Setembro de 1979, também aos 37 anos de idade, após a morte de António Agostinho Neto, até então primeiro presidente do país.

José Eduardo Dos Santos, passou 38 anos no poder, isto, de 1979 à 2017, quando de forma voluntária deixou a presidência do país, para cuidar da sua saúde.

José Eduardo dos Santos, ex Presidente de Angola
Foto: DR

4º – Paul Biya

Chefe de Estado dos Camarões desde 1982 até a data, Paul Biya de 86 anos de idade, comanda o país desde os seus 49 anos de idade, depois de ter sido nomeado por Ahmadu Ahidjo, então presidente do país.

Apesar da idade já avançada, Biya, deverá completar este anos, 38 anos no poder, já que foi eleito a mais um mandato.

Paul Biya, Presidente dos Camarões
Foto: DR

5º – Yoweri Museveni

É presidente do Uganda há 33 anos, Yoweri Museveni, de 75 anos de idade fará 34 anos no poder, no próximo dia 29 do mês em curso.

Chegou à presidência do Uganda em 1986, depois de uma revolta do exército de resistência daquele país, liderado por si, ao qual são atribuídas as mortes de mais de 20 mil ugandeses.

Yoweri Museveni, Presidente do Uganda
Foto: DR

6º – Mobutu Sese Seko

Antigo presidente do ex Zaire, actual República do Congo, Mobutu Sese Seko Nkuku Ngbendu wa Za Banga, comandou o seu país durante 32 anos, de 1965 à 1997, ano em que morreu.

Assumiu a presidência do seu país aos 35 anos de idade, depois de ter feito uma investida militar contra o presidente do país na época e de ter feito parte das forças militares zairenses, que lutaram pela independência do país proclamada em 1960.

Mobutu Sese Seko, antigo Presidente da República do Congo
Foto: DR

7º – Robert Mugabe

Foi presidente do Zimbabwe por 29 anos, cargo que assumiu quando já tinha 63 anos de idade, depois de ter desempenhado o papel de Primeiro-Ministro, do seu país, após  o final da guerra civil da Rodésia.

Mugabe, foi presidente do Zimbabwe de Dezembro de 1987 à Novembro de 2017, quando foi afastado do cargo pelos militares zimbabweanos, entretanto, Robert Mugabe, faleceu em Setembro de 2019, vitima de doença.

Robert Mugabe, antigo Presidente do Zimbabwe
Foto: DR

8º – Omar Al-Bashir

Tal como Mugabe, Al-Bashir, passou 29 anos na presidência do Sudão, de Junho de 1989 à Abril de 2019, chegou à presidência depois de um golpe de estado liderado por si, no ano em que chegou ao poder.

Assumiu a presidência do Sudão aos 45 anos de idade, cargo que ocupou até aos 75 anos de idade, feitos em 2019 e só deixou depois de um golpe militar.

Omar Al-Bashir, ex Presidente do Sudão
Foto: DR

9º – Keneth Kaunda

Keneth Kaunda, foi o primeiro presidente da Zâmbia, assumiu o cargo no ano de 1964, depois da proclamação da independência do país, até então colonia britânica.

Kaunda, tornou-se presidente da Zâmbia aos 40 anos de idade e deixou o poder aos 67 anos, depois de 27 anos no poder, é tido como um dos maiores lideres do seu tempo e um herói pelos seus feitos na luta pela libertação do país.

Keneth Kaunda, antigo Presidente da Zâmbia
Foto: DR

10º – Hassan Gouled Aptidon

Primeiro presidente do Djibuti, tomou posse em 1977, depois de ter vencido as eleições realizadas no país, após o fim da guerra civil que o mesmo teve.

Assumiu o poder aos 61 anos de idade e abandonou a carreira política em 2004, ano em que deixou a presidência, isto, aos 88 anos de idade, após ter ficado 27 anos na presidência, Aptidon, viria a morrer dois anos depois, em 2006, aos 90 anos de idade e é lembrado pelos seus feitos na para a conquista da paz no seu país.

Hassan Goule Aptidon, antigo presidente do Djibuti
Foto: DR

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies