Angola e a pandemia um ano depois

Por: Ivanine Silva

Completou neste domingo (21), um ano desde que foram reportados os primeiros casos da covid-19 em Angola, que viriam a transformar drasticamente o modo de vida de todas as populações e trouxe aquele que hoje é conhecido com “o novo normal”.

Em ano de pandemia, a curva de contágios da covid-19 apresentou diversas variações em diferentes momentos, tendo sido registados até ao momento, 21.733 casos da doença, desses 95 por cento dos pacientes recuperaram, 20,073, e 527 pessoa perderam a vida em decorrência de complicações causadas pelo vírus.

Desde então, as máscaras faciais, passaram a fazer parte da vida de todos quanto residem em Angola, do mesmo modo que foi adoptada uma postura de distanciamento, sem toques, beijos e abraços. Os convívios e os encontros familiares, também foram riscados dos hábitos sociais dos angolanos, que rapidamente adaptaram-se ao novo modo de viver.

Por outro lado, jovens, adolescentes e crianças, viram-se privadas de suas vidas académicas, foram obrigadas a ficar em casa, o que contribuiu para o corte de renda de professores, educadores de infância e todos aqueles que dedicam-se a vida académica.

Com o decair das economias, provocado pelos efeitos adversos e corrosivos do vírus, o desemprego cresceu e o nível de vida das populações tornou-se ainda mais baixo e preocupante.

Contudo a pronta actuação das autoridades sanitárias, das forças de defesa e segurança, da comunicação social e de vários outros sectores cujos profissionais actuaram na linha da frente, contribuiu para atenuar os efeitos da pandemia, fruto dessa actuacção, hoje vê-se um cenário diferente e de maior tranquilidade.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies