Angola assume presidência da OPEP em 2021

Por: Agência Angola Press (Angop)

Angola foi eleita, nesta segundafeira, para a presidência rotativa da Conferência de Ministros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), para o mandato de ano (2021).

A eleição aconteceu durante a 180ª Reunião da OPEP que decorre, por video-conferência, em Viana, Ástria. Angola, que ocupa actualmente a vice-presidência deste órgão, vai substituir Argélia.

Os dois países haviam sido eleitos para os cargos em Dezembro de 2019, em Viena (Áustria), durante a 179ª Reunião da Conferência de Ministros da OPEP. Além da eleição de Angola para a presidência rotativa da OPEP para 2021, está a ser apresentado, na reunião deste ano, o plano de acção até 2021, assim como o relatório da 134ª reunião da comissão económica.

Angola participa neste encontro com uma delegação chefiada pelo secretário de Estado do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, José Barroso. A presidência desta conferência de ministros é anual e por ordem alfabética, sendo que o vicepresidente assume a liderança no ano seguinte. Angola já liderou a OPEP em 2009, dois anos depois de aderir o cartel (2007).

Nesse período, Angola também era o maior produtor de petróleo em África, com uma produção estimada em 1,9 milhões de barris por dia. A República de Angola foi admitida como membro de pleno direito da OPEP durante a 143ª conferência extraordinária desta instituição, que decorreu em Abuja, Nigéria, a 14 de Dezembro de 2006. A OPEP existe desde 15 Setembro de 1960.

Os actuais membros da OPEP são a Argélia, Angola, Guiné Equatorial, Gabão, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, República do Congo, Arábia Saudita (líder de facto), Emirados Árabes Unidos e Venezuela. Equador, Indonésia e Catar.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies