Ministra Adjany Costa saúda dia mundial da Terra

Redacção NA

Assinala-se nesta Quarta-feira (22), o dia consagrado ao Planeta Terra, o 50° aniversário da mesma desde que foi instituída, uma data que se destaca pelo esforço individual e colectivo na preservação da “Mãe Terra” e do ambiente, saudada pela Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa.

De acordo com uma nota a que o NA teve acesso, a data tem como referência os esforços de preservação da nossa casa comum começados em 1970 numa marcha que mobilizou mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos da América e que ao longo dos anos foi sendo comemorada em todo o mundo.

Para a quinquagésima celebração foi definido como tema a “Acção Climática”, nas suas diversas vertentes, numa demonstração que os problemas globais têm um forte impacto na qualidade de vida dos habitantes do planeta Terra e no ambiente do qual a vida depende.

Cinquenta anos depois do apelo pela preservação da Terra, o planeta continua a enfrentar inúmeros e complexos desafios e está cada vez mais fragilizado.

Números indicam, por exemplo, que a população mundial e as emissões de dióxido de carbono mais do que duplicaram entre 1970 e 2020, passando de 3,7 mil milhões para 7,8 mil milhões de pessoas e de 14,9 milhões de toneladas para 38 milhões de toneladas, respectivamente.

A forte pressão da humanidade sobre os recursos naturais, aliada à factores como crescimento populacional, expansão urbana, incremento dos padrões de consumo, desenvolvimento económico e industrial, tem contribuído para o exacerbar de problemas ambientais.

As consequências destes problemas estão reflectidas, entre outros, na destruição dos habitats e ecossistemas naturais, extinção de espécies animais e vegetais, poluição do ar, água e solos, deficiente saneamento básico, injustiça social.

O surgimento de graves problemas de saúde pública, marcados actualmente pela pandemia da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, entre outras, endemias e pandemias, colocam em risco a sobrevivência da espécie humana, tendo já ceifado a vida de mais de 170 mil pessoas e afectado negativamente lares de milhões de pessoas.

Para colmatar estes problemas as nações devem comprometer-se com as gerações actuais e futuras desenvolvendo e implementando politicas e estratégias que possam ajudar a mitigar os principais impactes e promover uma cultura de sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida dos seres vivos e dos seres humanos.

Além da questão sanitária a Covid-19, traz consequências já notáveis a nível do planeta, onde o mais visível é o abrandamento da economia mundial e afectação das populações mais vulneráveis. Este abrandamento da economia assim como o isolamento social e de outras medidas de contenção demonstram uma redução significativa da poluição mundial causada pela emissão de gases de efeito estufa e de outros poluentes, bem como, na produção de resíduos.

Por conseguinte, augura-se uma maior reflexão sobre os problemas ambientais para evitar situações como as que se vivem actualmente, e encoraja-se os governos e sociedade civil a mobilizar-se para uma mudança de paradigma e a instauração de uma cultura de sustentabilidade mundial e a preservação do Planeta, com respeito as futuras gerações.

Estavam previstas centenas de actividades para uma verdadeira celebração global, envolvendo milhões de pessoas em todo mundo. Todavia, a situação actual exige outro tipo de manifestação a favor do planeta, a celebração digital.

Em Angola o Executivo Angolano, através do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, apela que o dia 22 de Abril seja celebrado em casa fazendo uma reflexão sobre o nosso modo de vida, apelar a mudança comportamental, pensar numa melhor gestão de resíduos, com a partilha de informações, mensagens e debates nas redes sociais.

Adjany CostaAngolaDia Mundial da TerraMinistério da Cultura Turismo e Ambiente