Celebra-se hoje o dia Mundial da Criatividade e da Inovação

Redacção NA

Assinala-se hoje, quarta-feira (21), o dia Mundial da Criatividade e da Inovação, efeméride instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 71/284 de 27 de Abril de 2017) como forma de elevar o espírito inovador e exaltar o pensamento criativo multidisciplinar, tanto a nível individual como colectivo, que visa dar solução a problemas globais, reais e concretos e aos que dizem respeito às metas de desenvolvimento sustentável.

Dados da ONU apontam que as indústrias culturais e criativas no mundo inteiro produzem mais de dois mil milhões de dólares e que pelo menos 29,5 milhões de empregos são absorvidos por esses sectores, numa altura em que o Índice Global de Inovação (IGI) continua a conservar o “top 10” para Suíça, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda, Singapura, Coreia do Sul, Finlândia e Dinamarca.

A ONU reconhece o papel da inovação no aproveitamento do potencial económico de cada nação. Neste sentido, a UNESCO lembra que a cultura e o desenvolvimento sustentável devem fazer parte de uma estratégia de crescimento económico que privilegie a implementação, em todos os países do mundo, das indústrias culturais e criativas sem descurar a inclusão de jovens em programas consolidados de tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Em Angola, o Executivo tem estado atento à criatividade e inovação, dando espaço a uma secretaria de Estado das Indústrias Culturais e Criativas por considerar o universo cultural prioridade, nestes tempos em que emerge a chamada “economia laranja” e numa altura em que a visão do Governo é tornar a criatividade e inovação um dos segmentos para a diversificação da economia.

No campo da criatividade e inovação, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, tem encorajado de modo reiterado, em conferências, palestras e em audiências, a juventude a optar pelo caminho da ciência e tecnologia face aos desafios da Quarta Revolução Industrial,  a qual, no seu entender, nenhum país devia estar à margem.

Recentemente, fruto de uma parceria entre os Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República e a multinacional chinesa Huawei, três adolescentes aspirantes a programadores e jovens universitários de Benguela, beneficiaram de computadores portáteis de última geração para optimizarem as suas tarefas.

Como sinal de encorajamento à inovação, é frequente Bornito de Sousa receber jovens dados às tecnologias e criatividade. No ano passado, recebeu em audiência dois jovens angolanos da Startup QBinary, criadora do Sistema de Automação do Processo Escolar (SAPE), software que ajuda os gestores escolares, professores, funcionários e até alunos a automatizarem diversas tarefas ligadas à actividade de ensino aprendizagem.  

Parte considerável dos seus discursos em meios académicos ou juvenis, Bornito de Sousa tem destacado o valor da educação e das tecnologias no mundo de hoje.  O Vice-Presidente da República defende um perfil formativo que atenda às necessidades futuras decorrentes da evolução tecnológica.

No último ano, ao discursar no acto de proclamação da Academia Angolana de Ciências, o Vice-Presidente da República defendeu o investimento contínuo em programas de desenvolvimento de talentos e modelos de aprendizagem que estimulem a competência e o senso crítico, tendo considerado urgente a implementação no país de um modelo de ensino que privilegie a Ciência, Tecnologias, Engenharias, Matemática, Ciências Médicas, Inglês, Artes e Ciências Agrárias.

Na ocasião lembrou: “É urgente formar o professor e a escola onde iremos formar as crianças de hoje que vão construir a Angola de 2050 e da 4ª Revolução Industrial, a partir da realidade actual do país”.

O também denominado “World Creativity Day” , celebrado pela primeira vez em 2002, é uma iniciativa que destaca o valor da inovação e da criatividade como factor crucial para desenvolver os mais diversos sectores da vida e, por extensão, o crescimento económico, o que abre caminho para a criação de emprego e a ampliação de oportunidades para todos.

21 de AbrilCriatividadeCulturaDia MundialEfemérideInovaçãoONUUNESCO