Luanda completa 444 anos de existência

É celebrado hoje, 25 de Janeiro, mais um aniversário da cidade capital, Luanda, sob um clima tenso, face aos últimos acontecimentos que têm marcado a agenda pública dos Luandenses e não só.

A entrada para os 444 anos desde a fundação de Luanda, não fica simplesmente marcado pelo Luanda-Leaks, mas também pela recente degradação de algumas artérias da cidade, sobre nas zonas pouco urbanizadas, causadas pelas chuvas que assolaram a cidade desde o princípio do ano.

Nestes anos, fruto da independência e paz alcançadas, é possível constatar o crescimento do ponto de vista social e do desenvolvimento humano, mas ainda muitas são as dificuldades que se vivem e que se pretender ultrapassar.

Fundada aos 25 de Janeiro do ano de 1576, pelo explorador português Paulo Dias de Novais, com o nome de São Paulo de Loanda, cujo nome viria a ser modificado anos mais tarde, Luanda, é hoje, uma cidade com quase oito milhões de habitantes e o maior centro empresarial do país.

Encontram-se no maior centro urbano do país, algumas das principais obras e pontos turísticos de Angola e principais instituições do país.

Luanda, é uma cidade localizada, no litoral de Angola, é o maior centro urbano e económico do país, e detém a terceira maior população das cidades lusófonas do mundo.