O país cabe aqui.

Yokohama: Angola e Comores preparam Comissão Mista

Angola e as Comores vão criar, antes de Dezembro deste ano, uma Comissão Mista, com vista a facilitar o intercâmbio entre os dois países, anunciou hoje quinta-feira, em Yokohama, Japão, o Presidente comorense, Azali Assoumani.

O Chefe de Estado Comorense, que falava à imprensa no final de um encontro com o Presidente João Lourenço, à margem dos trabalhos da sétima Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD7), disse que o seu país pretende beber da experiência de Angola, sobretudo, na agricultura e nas pescas.

Azali Assoumani enfatizou que as Comores têm potencialidades nos sectores da agricultura e das pescas, o que justifica o reforço da cooperação.

O Chefe de Estado comorense agradeceu o apoio incondicional de Angola para que o país fosse integrado como membro de pleno direito da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Azali Assoumani, que manifestou-se satisfeito com o encontro, afirmou que a aproveitou a ocasião para informar ao Estadista angolano da realização em Dezembro próximo de uma conferência de doadores, para apoiar as Comores.

Segundo Azali Assoumani, que convidou João Lourenço a estar presente na conferência de doadores, o evento deverá ser apadrinhado pelo Presidente francês, Emanuel Macron.

O país situado no Oceano Índico pretende ser um Estado emergente até 2030.

Em relação ao segundo dia de trabalhos da TICAD7, os especialistas africanos e japoneses trabalham na preparação dos documentos e na declaração final, a ser apresentada sexta-feira.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies