O país cabe aqui.

Wyssolela Moreira retrata “matriz linguística “ em exposição 

Notícias de Angola – Dezoito obras de pintura, que retratam a expressão de matriz linguística, traduzindo em Kicongo, “ O equilíbrio de Ser”, da autoria da artista plástica Wyssolela Moreira, estão patentes desde quinta-feira, no espaço Cultural do Hotel Globo em Luanda.

Por: Amilton Victor 

A exposição individual intitulada “Kinenga Mu Kala”, cuja a amostra comporta varias obras pintadas na técnica mista, com destaque para a disciplinas de colagem e escrita, fotografia, instalação, videoarte e performance.

Em declarações a imprensa, Wyssolela Moreira , fez saber que os sitemas tradicionais de cura como terço e a cruz” bem como “neocolonialismo” são algumas das várias iconografias de identidades angolana e africana retratadas nesta que é sua segunda exposição individual.

“ Kinenga Mu Kala, é um acontecimento e uma conversa que retrata a paisagem interior de alguém como faria uma fotografia áurica. Essa imagem interna, derivada da análise interna e externa é, o corpo astral que nos conecta a tudo e a todos”, explicou.

Já o fotógrafo e artista plástico Magno Daniel, descreve a exposição com enorme satisfação. No seu entender, a obra trás uma visão não só experimental, mas energética do que nós somos.

Para Já Mehak Vieira, curador da exposição enalteceu a obra  dada pela sua complexidade e técnica moderna utilizada.

Wyssolela Moreira, natural de Luanda, vive e trabalha entre Toronto, Canadá e Luanda, como artista multidisciplinar e directora de arte.

A sua prática artística e experimental usa colagem, escrita, fotografia, instalação, videoarte e performance para  explorar as complexidades de um ser influenciado pelas normas neocoloniais. 

A artista trabalha na intercecção entre arte e espiritualidade, com foco na descontrução da herança colonial pertencente ao corpo, identidade, espaço, crença e saúde.

A exposição estará aberta ao público de Terça a Sexta-feira, das 12 horas às 19 horas, e Sábado, das 10 horas às 18 horas.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies