Unitel inicia nova era sem participação estrangeira

Por: Victória Pinto

Após a compra integral da PT Ventures SGPS S.A (PT Ventures), feita pela Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), que detém agora 50% do capital da Unitel, a empresa de telecomunicações, passa a funcionar sem participação estrangeira.

A PT Ventures, uma sociedade de direito português, sendo titular de participações sociais em duas Empresas de direito angolano, nomeadamente a Multitel – Serviços de Telecomunicações Lda. (40%) e a Unitel S.A. (25%). 

Antes da consumação do processo de aquisição da PT Ventures pela petrolífera angolana, a Unitel contava com quatro accionistas, cada um dos quais com 25%. São eles a PT Ventures (detentora da Oi, empresa brasileira), que era o único accionista estrangeiro, a MSTelecom/Sonangol, a Geni (do General Leopoldino do Nascimento) e a Vidatel (de Isabel dos Santos).

De acordo com a nota de imprensa da petrolífera angolana (Sonangol), citada pela agência Angop, a aquisição envolveu o pagamento de um montante inicial de 699 milhões de dólares e um pagamento diferido de 240 milhões de dólares, totalizando 939 milhões de dólares.

Detentora indirecta de 25% da Unitel, a Sonangol passa agora a consolidar 50% do capital social da empresa, o que lhe confere nos termos do acordo parassocial existente, o poder para nomear a maioria do Conselho de Administração.

Com objectivo de estabilizar e normalizar as actividades da multitel e da Unitel, como maior operadora de redes móveis do país e um dos maiores empregadores privados, a Sonangol considera importante reunir condições para que a gestão da Unitel possa aprovar o plano de negócios da empresa, realizar os investimentos necessários, assegurar a estabilidade e a preservação dos postos de trabalho.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies