O país cabe aqui.

União Africana acolhe 47ª Sessão Ordinária da COREP

Notícias de Angola – A sede da União Africana (UA) acolhe desde segunda-feira, a 47ª Sessão Ordinária do Comité de Representantes Permanentes (COREP) da organização continental.

O acto tem como foco a preparação da 44ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo e da 37ª Sessão Ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo, a realizarem-se nesta capital no período de 14 a 18 de Fevereiro deste ano.

Segundo o Comunicado de imprensa que o Notícias de Angola teve acesso hoje, a agenda da reunião do COREP se estende até 26 do mês em curso, envolve vários pontos propostos pelos Estados-Membros, destacando-se a apresentação do relatório da 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22 a 24 de Novembro de 2023.

Conforme ainda o documento, o evento deverá apreciar o relatório da sessão conjunta do Subcomité de Supervisão e Coordenação Geral de Questões Orçamentais, Administrativas e Financeiras e dos Peritos Técnicos do Comité dos Quinze Ministros das Finanças (F15) e os relatórios dos subcomités de Reformas Estruturais e Institucionais, de Questões de Auditoria, de Refugiados, Repatriados e Deslocados, e dos Direitos Humanos e Governação.

Para tal, o evento contou com a participação do Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da UA e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe.

Realça que o COREP analisará por outro lado, os relatórios dos comités técnicos especializados, nomeadamente, da Educação, Ciência e Tecnologia, da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Ambiente, de Comunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), da Igualdade do Género e Empoderamento das Mulheres, e de Justiça e Assuntos Jurídicos.

Da agenda da sessão, destaca-se a análise do documento-síntese e do roteiro do tema do ano 2024 “Formar os Africanos para o Século XXI: Criação de sistemas de ensino resilientes para aumentar o acesso à aprendizagem inclusiva, ao longo da vida, de qualidade  e relevante em África” e a apreciação de relatórios da Comissão e  de outros órgãos e agências especializadas da UA.

Neste contexto, será analisado o relatório sobre a Abordagem de Transição da União Africana para a Gestão com Base em Resultados, o informe da Quarta Avaliação Bienal do Programa Integrado para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP), o Segundo Plano Decenal de implementação da Agenda 2063, o Plano Estratégico Quinquenal da UA e o Estado de Implementação das Decisões, e a Política da UA de Reconstrução e Desenvolvimento Pós-Conflito (RDPC) Revista.

A análise do Projecto de Termos de Referência do Comité Ministerial da União Africana Contra o Terrorismo (AUMCCT), assim como dos relatórios da Comissão da UA sobre os Elementos relativos à Migração em África, da Comissão sobre a Situação Humanitária em África, e da Avaliação Continental Decenal da Declaração de Adis Abeba sobre População e Desenvolvimento em África para além de 2014 (AADPD) são outros dos pontos que figuram na ordem de trabalhos do COREP.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies