Sistema de contratação electrónica promete reduzir despesas públicas

As despesas públicas poderão reduzir em 30 por cento, por ano, em termos de custos, com o lançamento do portal da contratação pública electrónica, cujo processo vai abranger todas unidades orçamentais do país, até Setembro de 2019.

O sistema online disponível para fornecedores nacionais e estrangeiros, lançado pelo Ministério das Finanças, através do Serviço Nacional de Contratação Pública (SNCP), dispõem de ferramentas que permitem aos concorrentes acederem a informações e procedimentos necessários para  que possam  concorrer  a determinados  concursos  públicos.

Os próximos sectores  a  serem inseridos  neste sistema,  serão os do  ministérios das Construção e  Obras  Públicas e  o da Energia  e Águas,  tendo em conta  o volume  de  aquisições,  de acordo com directora Nacional de Contratação Pública,  Rosaria  Filipe.

  “ Estamos a acautelar a questão da expansão em demais departamentos ministeriais, tendo em conta a complexidade da própria infra-estrutura de telecomunicações”, referiu Rosaria Filipe.

Para a fase piloto, fornecedores quer nacionais quer estrangeiros, já podem concorrer para prestar serviços públicos ao Ministério  da Saúde,  concretamente  à  Maternidade Lucrécia Paim,  Instituto Nacional de Luta Contra à Sida, Hospital  Pediátrico David   Bernardino e às  direcções nacionais da  Contratação Pública  e  do Património, estes últimos  adstritos ao Ministério das Finanças.

A plataforma desenvolvida por técnicos do Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP) apresenta  um elevado grau de interoperabilidade com o Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), o Portal da Contratação Pública ( www.contratacaopublica.minfin.gv.ao )  e  o Portal do Fornecedor  (www.fornecedores.minfin.gv.ao),   que  visam garantir maior controlo da despesa, fomentar a transparência, padronizar processos, melhorar a eficiência e contribuir para a obtenção de poupanças para o Estado.

Para a  ministra da Saúde,  Silva Lutucuta, que assistiu ao  acto de lançamento,  referiu que  a plataforma  vai permitir  a melhoria da prestação dos serviços, sobretudo na perspectiva das despesas.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies