Conselho de segurança da ONU rejeita proposta da Rússia sobre armas nucleares

O Conselho de Segurança da ONU, rejeitou terça-feira (10), uma proposta da Rússia para criar um novo mecanismo de investigação sobre o uso de armas químicas na Síria.

O texto russo recebeu seis votos a favor, sete contra e duas abstenções, ficando longe do mínimo de nove votos necessários para seguir adiante.

O projecto de resolução da Rússia foi votado depois que Moscovo vetou uma proposta diferente dos Estados Unidos para criar um mecanismo com responsabilidades parecidas, apresentada depois do suposto ataque químico do fim de semana passado na cidade de Duma.

A Rússia alegou que não podia apoiar o texto americano, pois basicamente seria voltar a iniciar o mecanismo conjunto da ONU e da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), o qual Moscovo acusava de ser parcial e pouco crível.

O governo russo provocou o desmantelamento dessa investigação em Novembro do ano passado, ao vetar sua continuidade depois que assinalou o regime de Damasco como responsável de vários ataques químicos durante os últimos anos.

A resolução proposta pela Rússia, por sua vez, foi rejeitada por todas as potências ocidentais, que consideraram que não permitia estabelecer uma investigação independente nem atribuir responsabilidades.

A embaixadora americana Nikki Haley, por exemplo, destacou que o texto permitia a Moscovo escolher os analistas que fariam parte do mecanismo e controlar o resultado final da investigação.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies