O país cabe aqui.

Segunda sessão do julgamento de Rafael Marques é adiada para a próxima semana

A Procuradoria-Geral da República (PGR), remarcou para a terça-feira, 24 de Abril, a segunda sessão de julgamento do activista angolano Rafael Marques e do jornalista Mariano Brás, acusados de “injúrias e ultraje a órgão de soberania”.

As autoridades judiciais justificam a realização da próxima audição na PGR, que deverá contar com a presença do ofendido (João Maria de Sousa), pelo facto deste ser magistrado jubilado e a Lei lhe conferir imunidades. As secções subsequentes deverão retomar no Tribunal Provincial de Luanda.

A primeira audição dos dois acusados aconteceu a 19 de Março último, sem a presença do queixoso, nem do seu advogado.

Rafael Marques comparece ao julgamento devido a um artigo publicado em Outubro de 2016, no portal Maka Angola, em que levanta suspeitas de corrupção contra o então procurador-geral da República (PGR), João Maria de Sousa.

No artigo, o activista denuncia um negócio alegadamente ilícito, realizado pelo antigo PGR de Angola, envolvendo um terreno de três hectares, em Porto Amboim, província do Cuanza Sul, supostamente para a construção de um condomínio residencial.

O processo envolve ainda um outro jornalista angolano, Mariano Brás, por ter publicado o mesmo artigo no seu jornal, “O Crime”.

Salvador Freire, advogado de Mariano Brás, declarou nesta segunda-feira, à imprensa, estar convicto de que os réus serão absolvidos neste processo. “Esse é o nosso entendimento e faremos tudo para que isso aconteça”.

Já o activista e jornalista Rafael Marques disse não entender o porque da próxima audição se realizar exactamente na sede do Ministério Público que promove a acusação.

Aferiu que isso é um facto que denota estranheza deste processo, porquanto a audiência será realizada na sede do Ministério Público que promove a acusação.

Entende que “tudo isso tem como objectivo impedir que as pessoas estejam presentes quando o senhor general João Maria fizer o seu depoimento. É isto que conspurca o zelo e a probidade das instituições do Estado. Não faz sentido nenhum”.

Para si, as imunidades do antigo procurador-geral da República não devem sobrepor-se ao dever de isenção que a justiça merece. “É essa a privatização das instituições do Estado que temos que combater”.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies