SIC desmantela rede de fasicadores de moeda nacional e estrangeira

Os serviços de Investigação Criminal (SIC) em Luanda, deteve dois cidadão nacionais implicados nos crimes de passagem e colocação em circulação de moeda falsificada, associação de malfeitores e posse ilegal de arma de fogo.

Segundo um comunicado dos Serviços de Investigação Criminal, que o Notícias de Angola teve acesso nesta quarta-feira, a associação composta por 6 elementos, foi desmantelada parcialmente através do através dos Departamentos de Investigação de Talatona, Combate ao Crime Organizado e Operações.

Por ser uma modalidade criminal com graves prejuízos a economia do País, o SIC-Luanda empreendeu, nos dias (07) e (08) deste mês, uma mega operação no Município do Cazenga com a finalidade de desmantelar uma rede de indivíduos envolvidos nos crimes de Passagem e colocação em circulação de moeda falsificada, Associação de Malfeitores e Posse ilegal de arma de fogo. Desta investida, foi possível a detenção de dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 29 e 56 anos, em posse de (USD.117.000.00), Cento e Dezassete Mil Dólares americanos, (AOA 47.000.000.00) Quarenta e Sete milhões de Kwanzas (todas notas falsas), uma arma de fogo do tipo AKM e o seu respectivo carregador contendo (10) Munições.

Das explicações dos envolvidos absorveu-se que, um deles fazia o trabalho de intermediação de venda e compra de casas, terrenos e viaturas e que em certa altura foi procurado por um elemento de nome “Gabriel” que o apresentou uma nota de 5 Mil Kwanzas falsa e o questionou se não conhecesse quem o pudesse ajudar a por em circulação no mercado, pois tinha muitas.

De acordo ainda com comunicado, depois de alguns dias é procurado por alguns trabalhadores de um Chinês que pretendia comprar notas falsas, tanto em dólar como em Kwanzas, eis que este não tendo o número do telemóvel do “Gabriel” decide procurar ajuda ao outro elemento também detido que rapidamente fornece o terminal. “Gabriel”, por sua vez, faz chegar as mãos do detido (USD.117.000.00), (AOA 46.000.000.00) e (AOA 1.000.000.00) falsos, no sentido de vender tudo pela metade.

Esclarece-se, que por cada nota de 100 dólares americanos falsa, o Chinês pagaria 50 Dólares que corresponderia a um montante em moeda verdadeira de (USD 58.500) e por cada (AOA 5.000) o valor de (AOA 2.500) o que corresponderia a (23.500.000.00) em moeda verdadeira. Em todo este negócio, caso desse certo, os detidos teriam uma percentagem de 10 porcento sobre o negócio a que corresponderia a (USD 5.850) e (AOA 2.350.000.00), respectivamente.

O SIC em Luanda alerta aos cidadãos, a não se deixarem influenciar por negócios enganosos sob pena de serem responsabilizados criminalmente.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies